Prefeitura de Maruim não cumpre convênio com a SSP

Delegada Mayra Moinhos (Foto: Infonet)
Há pelo menos um ano e meio, a Prefeitura Municipal de Maruim (PMM) não está cumprindo, na sua integralidade, o convênio firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP/SE). 
O convênio entre a SSP/SE e a PMM visa o fornecimento de alimentação e combustível à Delegacia de Polícia de Maruim. Porém, segundo a delegada de Polícia Civil, Mayra Fernanda Moinhos Evangelista, desde que assumiu o posto em Maruim, em junho de 2010, a delegacia nunca recebeu combustível para as viaturas e a alimentação, nos últimos seis meses, está sendo entregue precariamente. De acordo com a delegada, a alimentação correspondente ao mês de outubro não foi enviada. Essa situação provoca o deslocamento dos policiais ao município de Carmópolis, onde almoçam no Batalhão da Polícia Militar, consequentemente, acaba desguarnecendo o efetivo de polícia no período. 
A delegada Mayra Moinhos informou que mandou ofícios à Prefeitura de Maruim, mas não obteve nenhum posicionamento sobre o assunto. 
O portal entrou em contato com o Prefeito de Maruim Gilberto Maynart de Oliveira, com o Departamento de Comunicação da PMM e com a Secretaria Municipal de Gabinete, através dos e-mail’s disponíveis no portal oficial da Prefeitura Municipal de Maruim; Porém, não obtivemos respostas. 

Falta de efetivo policial 

A delegada aproveitou o contato para esclarecer que existe falta de efetivo policial em Maruim, porém, não é um fato isolado ao município. É um problema enfrentado em todo o Estado de Sergipe. Mas, o Governo já sinalizou uma perspectiva para a realização de concurso público para Polícia Civil. 
“A Polícia Civil cumpre carga horária de 40 horas semanais, assim não existe delegada e escrivão durante às 24h do dia, ficando a delegacia, o restante do tempo a cargo da Polícia Militar. Para garantir o policiamento ostensivo da Polícia Militar, recentemente, disponibilizei quatro policiais civis para incrementar o plantão policial na delegacia, inclusive aos finais de semana. Esses quatro policiais que trabalhavam nas investigações agora também auxiliam a polícia militar, prejudicando, de certa forma, o andamento das investigações, mas tive que fazer uma escolha” afirmou a delegada. 

Custódia de presos 

Outro fato agravador enfrentado pela Delegacia de Polícia de Maruim é a custódia de presos. Segundo a delegada Mayra Moinhos, “Essa obrigação é da Secretaria de Justiça e não da Secretaria de Segurança, mas infelizmente isso não acontece no Estado de Sergipe, pois não temos presídios suficientes. Por causa disso, às vezes os policiais não podem se ausentar da delegacia para atender ocorrências”.
A delegada acrescentou ainda que “são problemas antigos que não serão resolvidos do dia para noite, a exemplo da construção de um presídio, que exige tempo e grande trâmite burocrático, por isso não podemos desanimar”. 

Apoio à Polícia Federal 

A delegada Mayra Moinhos informou que na última terça-feira (01/11), manteve contato com Delegacia de Polícia Federal de Sergipe e que se colocou a disposição para ajudar nas investigações em relação aos assaltos ocorridos na agência dos Correios em Maruim. “Cumpre esclarecer que esta investigação é de atribuição exclusiva da Polícia Federal, no qual não podemos atuar e pedimos à população que no ajude a cobrar providências também da Polícia Federal. Ajudarei a Polícia Militar, da maneira que puder a intensificar o policiamento na cidade” ressaltou a delegada. 

Texto: Keizer Santos 

* Matéria alterada às 10h11min, no dia 03/11/11, para correção da data que a delegada assumiu o posto em Maruim.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Mas se essa administração não cumpre convênio firmado com A POLíCIA, imagina com os servidores.Eita prefeito da mudança....kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Gente...o prefeito cortou as gratificações de muitos alegando a tal famigerada crise financeira.Pena q está em atraso com os pagamentos de salário dos contratados e de alguns CCs,apesar dessa galera ser puxa-saco DEMAIS, não merece ficar sem receber.Imagina com a polícia...quebrou o convênio e ainda se desculpa para a população no Blog do seu secretário de Cultura,que ali sim ele pode encher de inverdades e ainda recebe aplausos e elogios.O secretário não é bobo nem nada para perder a chance de mostrar "lealdade".KKKKK

    ResponderExcluir
  3. nossa keizer vc so deixa rolar comentário oq vc quer tem que deixar rolar meu amigo deixe o circo pegar fogo so coloca oq vc quer.

    ResponderExcluir
  4. é mesmo , aqui demora para aparecer os comentários, deixa correr frouxo, apaga só se aparecer xingamento.Queremos mais rapidez de informações!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!