Movimento de mães realiza 1º Dia das Crianças Atípicas de Maruim


No último sábado (7), aconteceu no Clube Municipal João Gonçalves dos Santos, a primeira edição do Dia das Crianças Atípicas de Maruim. Segundo a organização, o evento tem o objetivo de proporcionar uma vivência em um ambiente do jeito deles.

Segundo Ianne Matos,  a ideia do evento surgiu em um grupo no WhatsApp denominado "Mães Atípicas de Maruim", onde as mães trocam informações, falam sobre desafios, buscas de soluções e orientações. "Eu tive a iniciativa e convidei as mamães, que imediatamente concordaram. As mesmas organizaram os lanches e foi tudo perfeito. As demais despesas, como locação de brinquedos, animação e outras despesas, consegui através da colaboração de alguns funcionários da Caixa Econômica Federal, de amigos pessoais, de empresários da cidade e de alguns vereadores. Desde já, agradeço ao apoio da minha família,  em especial ao meu esposo, de todas as mamães atípicas,  aos patrocinadores e a sociedade em geral com as palavras de apoio à causa", destacou.



Ianne Matos explicou que crianças atípicas não devem ser excluídas das atividades e brincadeiras dos não atípicos. É preciso que a sociedade compreenda e não julgue aqueles que brincam do jeitinho deles. "Algumas das crianças têm estereotipia, algumas tem sensibilidade ao som, dentre outras. Muitas vezes alguns pais deixam de sair com eles, pois por diversas vezes já sofreram alguma situação que os deixam tristes como olhares preconceituosos e comentários desnecessários. Outros pais não deixam que seu filho brinque com o autista levando a criança atípica ao isolamento. Por isso, pensei em um ambiente em que pais e filhos pudessem ter um dia só para eles brincarem livremente, mantendo som numa altura que não incomodasse aquele que tem sensibilidade. Nossa animadora Margareth conseguiu interagir bem e fazer com que eles participassem das atividades e isso nos deixou bastante feliz. Ver os sorrisos das crianças e das mamães... Isso não tem preço!", comemorou.

A expectativa da organização é que o evento seja repetido nos próximos anos.

________________

Por Redação

Fotos: Grupo Mães Atípicas de Maruim







Postar um comentário

0 Comentários