Maruim celebra 136 anos do Gabinete de Leitura

Prefeito reparte o bolo comemorativo (Foto: Ascom).
Um dia para ficar na História de Maruim. Assim foi definido o dia 19 de agosto de 2013,  que ficou marcado pelas comemorações dos 136 anos do Gabinete de Leitura. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou a programação dedicada à Cultura e ao resgate da História do “majestoso”, que prossegue até a próxima quinta-feira, 22.
Na solenidade de abertura, o prefeito Jeferson Santana, ressaltou que a sua administração tem procurado valorizar a Cultura. “Na nossa primeira gestão conseguimos reformar o prédio do Gabinete de Leitura. Nesta segunda oportunidade, vamos levantar recursos para restaurá-lo, pois nestes sete meses ainda estamos sanando dívidas da gestão anterior”, afirmou. Jeferson Santana acrescentou que a sua intenção é criar um Centro de Cultura Municipal.
“O Gabinete de Leitura nos foi entregue com muitos problemas como infiltração, portas quebradas entre outros. Nossa intenção é reformá-lo a fim de preservá-lo como nosso patrimônio cultural e histórico”, destacou Gilton Rezende, secretário municipal de Cultura e Turismo.
Duas palestras marcaram a manhã comemorativa. Os Professores Dênio Azevedo e Verônica Nunes, falaram sobre a “História e memória do Gabinete de Leitura” e “Educação patrimonial”, respectivamente. Em seguida houve um grande debate cultural.
À tarde, dezenas de estudantes das escolas municipais assistiram à pantomima do grupo Resgate da Igreja Batista de Maruim e os contos infantis do Grupo Prosarte de Aracaju. Os alunos também conheceram o lado misterioso da leitura através dos livros expostos em praça pública pelos representantes da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, da capital sergipana.
À noite, a Banda Musical Luiz Ferreira Gomes, do município de Rosário do Catete abrilhantou a festão primeiro dia das comemorações.

O Gabinete

O Gabinete de Leitura, que hoje funciona em um prédio com projeto arquitetônico de Corinto Pinto de Mendonça, foi palco de grandes oradores como Tobias Barreto, Fausto Cardoso, Deodato Maia, Felisbelo Freire, Clodomir Silva, Padre Leonardo Dantas, entre outros nomes da história sergipana.
Em 1º de outubro de 1919, através do Decreto nº 3.776, assinado pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, O Gabinete de Leitura de Maruim foi reconhecido como Utilidade Pública Federal.
Desde 1992, o Gabinete de Leitura foi municipalizado pelo então prefeito de Maruim, Murilo Mota de Oliveira. 

Programação

Nesta terça-feira, 20, as comemorações no Gabinete de Leitura continuam:

Dia 20/08 - terça-feira

08h – Momento de Cordel com a professora Izabel Nascimento
09h – Lanche
09h30 – Palestra “A leitura nas escolas públicas” com o professor Aelmo Gomes
10h – Palestra “Historiografia e contemporaneidade do Gabinete de Leitura” com o professor Ermerson Porto
10h30 – Palestra “O resgate dos educandos à Biblioteca Pública” com o professor Ariosvaldo Corrêa
11h – Debates
11h20 – Apresentação do Coral da Igreja Batista de Maruim
13h – Palestra “A leitura como transformação” com o professor Silvaney Silva
13h30 – Palestra “Gabinete de Leitura como Ferramenta pedagógica” com o professor Odilon Farias
14h – Debates
14h30 – Apresentação de trabalhos pedagógicos

Dia 21/08 - quarta-feira

08h – Apresentação do grupo folclórico do CRAS de Maruim
08h30 – Palestra “O Folclore Sergipano” com a professora Aglaé Fontes
09h30 – Apresentação do Coral de Senhoras da Igreja Batista de Maruim
10h – Encontro com os Educadores e exposição de fotos dos fundadores do Gabinete de Leitura com a professora Lúcia Marques

Dia 22/08 - quinta-feira

08h – Exposição de trabalhos artesanais e jogos recreativos
9h – Roda de capoeira
9h30 – Apresentação de projetos folclóricos escolares
11h – Show voz e violão com o professor Gilson de Paula


Por Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nem sequer uma pintura foi realizada no gabinete por esta gestão. Aliás no primeiro mandato o telhado quase vem à baila. Na gestão algumas intervenções foram realizadas, convênio com a Biblioteca Nacional, Melhoria no acervo, mas a sua função de fato ainda está longe. Tudo isto é bastante lamentável e como somos brasileiros, sempre acaba em bolo e puxa sacos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!