Morre historiador Luiz Antônio Barreto

Luiz Antônio Barreto (Foto: Infonet)
Morreu na manhã desta terça-feira (17) o jornalista, historiador e diretor do Instituto Tobias Barreto e ex-secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio Barreto. Ele estava internado desde o dia 4 deste mês devido a problemas renais. No último dia 10, boletim médico informou que o mesmo estava em estado delicado.
Além dos problemas renais, Luiz Antônio tinha sofrido duas paradas cardíacas e mantinha um quadro instável de saúde.
Luiz Antônio nasceu em 1944 no município de Lagarto, mas foi na capital que fincou raízes e contruiu sua história e também ajudou o povo sergipano a construir a sua.
Diretor do Instituto Tobias Barreto ele era também membro da Academia Sergipana de Letras e foi secretário de Aracaju da Educação, diretor da Galeria Álvaro Santos, assessor do Instituto Nacional do Livro (INL), superintendente e diretor do Instituto de Documentação Joaquim Nabuco, Diretor da Fundação Augusto Franco e Diretor do instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Portugal).
Como jornalista, trabalhou no Correio de Aracaju,O Sergipe, Jornal, Folha Popular, A Cruzada, Correio de Sergipe, Jornal da Cidade, Gazeta de Sergipe e Revista Perspectiva.
É autor de diversos livros e centenas de artigos. Luís Antônio Barreto tornou-se, nos últimos anos, um especialista em biografias, o que lhe rendeu a escrita do livro Personalidades Sergipanas em 2007. Trata-se de uma seleta de textos sobre figuras que marcaram a História de Sergipe, em seus mais variados aspectos.

Último boletim médico informou:

"É com pesar que comunicamos o falecimento do historiador Luiz Antônio Barreto. Ele estava internado desde a madrugada do dia 04 de março no Hospital Primavera, sendo preciso o encaminhamento para a UTI. Ele faleceu às 10h20, com falência múltipla dos órgãos. Seu diagnóstico foi infecção generalizada decorrente de uma infecção urinária"

Postar um comentário

0 Comentários