31 anos de Utilidade Pública da Igreja Matriz de Maruim

Igreja Matriz de Maruim
Nesta segunda-feira (23), a Igreja Matriz de Senhor dos Passos, em Maruim, município distante a 30 Km da capital sergipana, Aracaju, completará 31 anos de Utilidade Pública Estadual, de acordo com o Decreto nº 4.988/81. 
A ação, na época, era uma das exigências para o tombamento da igreja, que foi doada por João Gomes de Mello (Barão de Maruim) ao Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Passos, representado pelo vigário José Joaquim de Vasconcellos, em 17 de março de 1862, através dos registros do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Maruim, do então Tabelião, Alcebíades Corrêa Dantas.
A Igreja Matriz, que começou a ser construída em 1848 e teve sua conclusão em 1862, apresenta um estilo clássico barroco. Duas torres revestidas de cerâmicas portuguesas; um relógio doado pelo cônsul alemão Otto Schramm; O altar-mor e a nave central com pintura do artista sergipano Capitão Joaquim Felipe de Santana são alguns dos elementos que constituem o acervo principal do Patrimônio Histórico e Artístico de Sergipe.
Na igreja estão os restos mortais de pessoas ilustres como o Barão de Maruim; Pe. José Joaquim de Vasconcellos; Pe. Antídio Teles de Menezes; Cel. José de Faro Rollemberg; Pe. Cantidiano Vieira de Campos; Governador Pedro Nogueira; Dona Libania da Fonseca e do major Erico Pretestado Fonseca.

Clique aqui para baixar o Decreto nº 4.988/81. 

Texto: Keizer Santos
Imagem: Adílson Andrade

Postar um comentário

0 Comentários