Educação de Maruim não atinge meta, segundo o Movimento “Todos pela Educação”

O Movimento Social “Todos pela Educação”, de caráter nacional, divulgou na última terça-feira (07) dados referentes à situação do aprendizado nos municípios brasileiros. Os dados referem-se à Meta 3, que estabelece todo aluno adequado à sua série. Para o Movimento, até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado a sua série. 

Para avaliar o cumprimento da Meta 3, o movimento utilizou como indicador o percentual de alunos com aprendizagem adequada por disciplina. O “Todos pela Educação” utilizou dados da Prova Brasil dos anos de 2005, 2007 e 2009, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
As 5 Metas, que se baseiam nos indicadores educacionais oficiais, são: 

Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola 
Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos 
Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série 
Meta 4: Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos 
Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido 

Em 2009, o município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE), atingiu apenas um patamar  (Português/9º Ano) da meta 3, segundo o “Todos pela Educação”.
Em 2007, o município só não conseguiu atingir o patamar referente a Matemática do 5º Ano, conforme tabela abaixo: 


O portal não conseguiu contatar a Secretária de Educação de Maruim, Lídia Rosa Nunes, para explicar o porquê do não cumprimento da meta em 2009, apontada pelo “Todos pela Educação”, mas o canal de contato está aberto para justificativas pelo e-mail keizerse@gmail.com ou ainda pelo FALE CONOSCO

Texto e arte gráfica: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Muito objetiva a sua reportagem, Keizer. Só espero que a Exma. Secretária não queira colocar a culpa nos Professores de Maruim.

    ResponderExcluir
  2. MAS QUE GRACINHA. DESSA EU NÃO SABIA.e SE APERTAR MUITO O MUNICÍPIO VAI QUERER COLOCAR A CULPA NOS PROFESSORES.ESSE FILME EU JÁ ASSISTI.

    ResponderExcluir
  3. Se voce reparar não tivemos muita diferença entre os resultados alcançadas no ano de 2007 e no ano de 2009, so o que ha e uma diferença significativa entre as metas.
    Professores agora arqui com sua atitude, agora podemos ver nitidamente as consequencias dos seus atos, pois tem professores quem nem concluiu sua grade no ano de 2011, e a prefeitura teve que contratar professores para terminar o serviço que voces são pago para fazer, e não fizeram

    ResponderExcluir
  4. Mas tava demorando, pelo menos já era previsto e não pega ninguém de surpresa... botaram já a culpa nos professores e fingem não saber que esses professores que não completaram os dias letivos e necessitaram de substituição são os protegidos da secretária, poque os que não são do seu agrado ela mandou descontar em dinheiro e cada aula perdida foi reposta. Mas é bom ressaltar que houve casos em que o registro de faltas foi gerado pela negação de direitos ,agravado pelo prazer mesquinho de perseguir.

    ResponderExcluir
  5. Analisando os resultados de 2009 e 2007 pode-se concluir que a educação em Maruim Piorou consideravelmente. Só não ver quem não quer.

    ResponderExcluir
  6. Sabe porque a educação está assim? Os próprios professores pensam que é possível medir o nível de educação com notas em apenas duas disciplinas!! Paciência, Educação não se mede desta forma queridos!!!!! a manchete também induz muito. Lamentável!!!.

    ResponderExcluir
  7. Ô sem noção, o fato de se medir o nível da educação com notas em apenas dois componentes curriculares é um procedimento adotado pelo MEC, a exemplo da Provinha Brasil.VÊ se vocÊ também vai questionar lá no Ministério e consegue induzir a mudarem de opinião.

    ResponderExcluir
  8. Camarada, o conceito de educação é muito mais amplo do que isto, OK? Pra seu governo o governo mostra apenas o que lhe interessa. Por exemplo: você não sabe matemática, no entanto é um cara educado em outras áreas do conhecimento. Pode ser em geografia, história, música. Dá pra entender?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!