Projeto carnalita ganha novo fôlego em Maruim

Minério Carnalita
A exploração do minério carnalita, em Sergipe, em especial, em Maruim, município a 30 Km de Aracaju (SE) ganha novo fôlego com a assinatura de contrato entre a mineradora Vale e a estatal Petrobrás. 
Foi fechado o contrato, que prevê o arrendamento de 30 anos da área pertencente a estatal petrolífera. A exploração de carnalita, minério do qual se extrai o cloreto de potássio, engloba um mega projeto da Vale, que equivale a US$ 4 bilhões 
Segundo os termos do contrato, não haverá desembolso imediato de recursos por parte da Vale. O pagamento da mineradora à Petrobras será um percentual da receita gerada pelo projeto carnalita. 
O mega projeto da Vale visa a produção de 2,2 milhões de toneladas de adubos até 2015 em toda a área que envolve a reserva Taquari-Vassouras, Maruim, Japaratuba e o Castanhal. 
A Petrobrás ainda realizará estudos visando às descobertas de óleo e gás em uma parte desta área. Caso a estatal tenha êxito, a Vale produziria cerca de 1,2 milhão de toneladas anuais, pois ocuparia uma área menor. 
A mineradora Vale espera concluir as análises do projeto entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre do próximo ano. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: www.montes.upm.es 

Postar um comentário

0 Comentários