Maruim ainda não realizou a 1ª Consocial

O município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE), ainda não realizou a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial), apesar de ser decretada pelo prefeito municipal Gilberto Maynart (PSC), em setembro do ano passado. 

A conferência é uma preparação para as etapas estadual (27 e 28 de março) e nacional (18 a 20 de maio), que debaterão a transparência pública e formas de estímulos de participação e acompanhamento da gestão pública. 
Na última sexta-feira (27), terminou o prazo para a convocação da 1ª Conferência Municipal por parte dos prefeitos. No dia 26 de fevereiro finaliza o prazo para a realização da Consocial nos municípios. Segundo a Controladoria Geral do Estado (CGE), dos 75 municípios sergipanos, 42 convocaram a Conferência, entre eles Maruim, e apenas 30 já realizaram. 
De acordo com a CGE, tanto o poder público quanto a sociedade civil, através de três ou mais instituições credenciadas e legalmente constituídas, podem convocar e executar a Conferência municipal. 
O portal tentou, por e-mail, obter a resposta do prefeito de Maruim, sobre o porquê da não realização da Consocial, mas até o momento nenhuma resposta nos foi enviada. 

Mais informações sobre a Consocial em Sergipe. Clique aqui!

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Ai, uma oportunidade para a oposiçao sem conteúdo de maruim. Chamem a conferência! Isso é muito útil...

    ResponderExcluir
  2. E esse prefeito lá gosta de transparencia e muito menos que o povo acompanhe e participe da sua gestão.Se deixar o povo se pronunciar vai dar uma lavação de roupa suja danada.Melhor mesmo deixar o povo quieto, né prefeito.tÁ COM MEDINHO...

    ResponderExcluir
  3. Primeiro comentarista, quem tem que convocar a conferencia é o seu prefeito sem conteúdo, viu.mande ele chamá-la.

    ResponderExcluir
  4. Não é bem assim se o prefeito nao convoca para conferencia a socidadede organizada pode sim faze-la ,só que as conferencia realiazdas em 2011 pouco foi a presença dos chamados positores até mesmo vereadores lígitimo representantes do povo dia 09/02/2012,vou contar a quantidade de vereadores.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!