Ministério da Saúde aponta risco de epidemia de dengue em Maruim

Aedes Aegypti


Nesta segunda-feira (05), o Ministério da Saúde divulgou, em seu portal (www.saude.gov.br), o mapa com os 48 municípios com risco iminente de epidemia de dengue.
Dos 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco, 236 em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. 
Maruim e Laranjeiras são as únicas cidades do Estado de Sergipe na lista dos municípios em situação de risco. 
Os dados foram obtidos a partir do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LirAa), realizado nos meses de outubro e novembro do ano corrente.

A LirAa

A LirAa é um estudo que permite ao Ministério da Saúde diagnosticar a situação da dengue em todo o país. Para Alexandre Padilha, ministro da Saúde, ao portal do próprio ministério, "as cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia".

Notícia esperada

Em resposta ao portal Emsergipe.com, a coordenadora de vigilância epidemiológica de Maruim disse que aguardava esta notícia, pois muitas casas estavam fechadas durante a visitação, pelo fato de Maruim ser uma cidade dormitório. 

Confira a relação dos municípios em situação de risco. Clique aqui!

Texto: Keizer Santos
Imagem: James Gathany / www.drauziovarella.com.br

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Manda rezar Maruimmmmmm. Até o mosquito da dengue resolveu fazer estrago aqui. Olha prefeito, voce arranjou um concorrente pra deixar a população com "febre e dores no corpo todo".rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, se sua afirmação é eleitoreira tudo bem, voce conseguiu algumas risadas. Mas, se voce está falando sério, lhe informo o seguinte:Maruim, assim como Laranjeiras, pelas suas características e localizações geográficas, são cidades mais vuneráveis a este tipo de epidemia. Isto não quer dizer que vai haver.Como muitos gente é do tipo "quanto pior melhor" , daí o seu cometário de alegria. Como bom maruinense, voce deve torcer pra que isto não ocorra e digo mais: independente de quem seja o prefeito, procurar até ajudar. Afinal pode acontecer a doença em qualquer pessoa da minha ou da sua família. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo "anônimo" se você analisar o título da matéria: "Ministério da Saúde aponta risco de epidemia de dengue em Maruim" vai perceber que APONTAR não significa VAI ACONTECER, significa INDICAR. Veja no dicionário: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx

    Ou seja, não se trata de informação eleitoreira, pois a notícia foi amplamente divulgada em vários meios de comunicação do Estado de Sergipe e do Brasil.

    Minha função é informar!

    Att.

    Keizer Santos

    ResponderExcluir
  4. O comentário é para dar uma descontraída. E deixe de falsa compostura, voce entendeu muito bem o que o se quis dizer. Não precisa dizer, todo mundo sabe que qualquer um pode sofrer o infortúnio de ser picado pelo mosquito da dengue. Não tem essa de desejar o mal alheio.
    Porém se é pra fazer uma advertencia de má utilização de desgraças...pior do que rir das intempéries da vida não foi se aproveitar da desgraça do povo maruinense que foram as enchentes, fazer delas discursos eleitoreiros de palanque, colocar a culpa no gestor , prometer resolver o problema e ao adquirir os recursos para a conclusão TOTAL das obras cair na malha fina da CGU com denuncia de desvio de verbas federais?? Diz aí.....

    ResponderExcluir
  5. Alô Keizer!
    Meu comentário foi pra o anônimo que atribuía a culpa na administração municipal. Não o censurei pela informação da matéria. Portanto cabeça fria e siga com sua campanha para vereador, que aliás, não tiro seus méritos. Entretanto, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Se você(s) gostam tanto de maruim, porque não se deu a cobertura necessária do encontro de bandas do Nordeste? onde voce estava neste final de semana? aliás, foi mais fácil num dia de quinta feita estar esperando o vice governador na rua do osso, não foi? Portanto, quando há interesse tudo é possível fazer. Repito: "passarinho que acompanha morcego...,"

    ResponderExcluir
  6. kEISER VC FAZ E RESPONDE OS SEUS COMENTÁRIOS! KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Mas leia melhor e veja que o primeiro anonimo não colocou a culpa da possível epidemia de dengue na administração e sim fiz uma brincadeira com as dores de cabeça causadas pela dengue e as dores de cabeça causadas pelo gestor na população. Ora voces tem que ler os comentários com mais atenção antes de reclamar de qualquer posicionamento dos comentaristas. Eu escrevi o primeiro comentário e eu não sou o dono do blog. Que coisaaaa....

    ResponderExcluir
  8. O descaso com o nosso mucipio, abrange não apenas à saúde, e sim educação, segurança e etc......... Se vc deixa um recipiente com água parada independe da geografia, para que possa haver uma proliferação do mosquito. Maruim poderia está localizado, no sertão, no agreste, na europa, na ásia ou oceania, não havendo medidas de combate e prevenção a situação é a mesma.

    ResponderExcluir
  9. Não é só a população, o poder púlblico do municipio tem por obrigação fazer campanhas para conscientizar a população dos perigos da dengue, acho que falta boa vontade de quem está no poder.

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo, independente dos descuidos da população, há localidades mais propícia para determinados tipos de epidemia. Cidades à margem de rios poluídos, com baixa vasão, com pontos estagnados no próprio curso do rio e outros fatores propicia a proliferação. Perceba que em sergipe todas as cidades em situação acima citado estão propensas, vejamos: Maruim, Laranjeiras, Socorro, Aracaju, Barra dos coqueiros, Riachuelo, Rio de Janeiro, Macéio etc. Há um habitat natural nestas regiões OK?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!