Paulo Fernandes Teles Morais: Um contista maruinense

Paulo Fernandes Teles Morais 
O contista Paulo Fernandes Teles Morais é filho de Mário Mesquita de Morais e Elza Teles Morais. Nasceu em 05 de maio de 1941, no antigo Engenho Pedras, no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. 

Morais é formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), obtendo o grau em 1978. Mais tarde forma-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. 

A vida profissional de Paulo Fernandes resume-se ao cargo de correspondente do jornal “O Globo” (Organizações Globo) e da revista “Veja” (Editora Abril); E, também, aos anos dedicados ao Banco do Brasil, onde se aposentou. 
Paulo Fernando Teles Morais participou com José Rosa de Oliveira Neto e Jackson da Silva Lima do Conselho Redacional da revista “Momento”, uma espécie de caderno de coluna social, que fazia parte do jornal “Gazeta de Sergipe”, jornal este, pertencente ao jornalista Orlando Dantas. 
O contista apresentou (e apresenta, pois goza de boa saúde aos 70 anos) um vasto trabalho literário. Podemos destacar algumas obras: 

- Emparedados (1980) 
- Antologia de contos (1985), com as participações de José Augusto Garcez e Alberto Carvalho. 
- Parábolas da Chuva (2001) 

- Além de vários artigos (em forma de contos) publicados no jornal “Correio do Povo”, de Porto Alegre (RS) e no “Estado de Minas Gerais”, de Belo Horizonte (MG). 

Confira seu mais recente artigo “O pacto”, disponível no Portal Jornal da Cidade.Clique aqui! 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Inventário Cultural de Maruim (1994) 

Fonte: 

CELESTINO, Uílder do Espírito Santo. Mediações culturais na afirmação de identidades: O caso da sergipanidade da revista Momento (1976-1979). Seminário de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. Universidade Federal de Sergipe (UFS): São Cristóvão, 2009. Disponível em . Acesso 23 out. 2011. 

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

Postar um comentário

0 Comentários