Maruim tem sexto pior índice de transparência de Sergipe

Maruim (Foto: Projetar.SE)



De acordo com a avaliação
 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o município de Maruim, administrado pelo prefeito Gilberto Maynart de Oliveira (PT), tem o sexto pior índice de transparência de Sergipe com 41,37%. Dos 75 municípios sergipanos, Maruim, na Grande Aracaju, supera apenas Indiaroba (41,10%), Nossa Senhora da Glória (40,90%), Gararu (39,80%), Tomar do Geru (8,00%) e Feira Nova (5,84%).


Créditos: Reprodução/Radar Transparência


A Prefeitura da Barra dos Coqueiros apresentou o melhor nível de transparência com índice de 95,12%, considerado nível diamante. Tomar do Geru, com 8%, e Feira Nova, com 5,84%, apresentaram os piores índices de transparência de Sergipe. Os níveis de transparência foram classificados como diamante, ouro, elevado, prata, intermediário, básico e inicial considerando cerca de 260 itens de avaliação dos portais públicos de acordo com a natureza da instituição nas esferas municipal, estadual e nacional.

A Prefeitura da Barra dos Coqueiros foi a única que alcançou o selo diamante ao obter o índice de 95,12%. Estância com 94,86%; Boquim com 93,70% e Moita Bonita com 90,12% alcançaram o nível ouro. São Cristóvão com 84,59%, Carmópolis com 83,47% e Siriri com 76,71% foram classificadas com o nível elevado. Os municípios de Tomar do Geru, com 8%, e de Feira Nova, com 5,84%, foram os únicos de Sergipe que ficaram no nível inicial.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), para subsidiar o trabalho da Atricon no âmbito local, a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) realizou 156 fiscalizações nos portais dos órgãos públicos sergipanos.

A Redação tentou entrar em contato com a Prefeitura de Maruim, mas não obteve êxito.

______________________
Por Redação com informações do Sergipe Press

Postar um comentário

0 Comentários