Alunos do Alcides Pereira conquistam medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos


A comissão organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A) anunciou na última sexta-feira (18), as equipes medalhistas da sua segunda edição. O estado de Sergipe conquistou, ao todo, 12 medalhas, quatro das quais são da modalidade Escola Pública, com as equipes dos centros de excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto) e Doutor Alcides Pereira (Maruim). As outras premiações foram: uma medalha na modalidade Grupo, seis na modalidade Individual e uma na modalidade Escola Privada.

 

A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (2ª ONHB-A) é uma versão do projeto tradicional aberto ao público e que prevê diferentes modalidades de participação. O objetivo da iniciativa é ampliar o projeto também para pessoas que não são vinculadas a instituições de ensino, mas têm interesse em conteúdos sobre História do Brasil  e atualidades que são oferecidos na prova da ONHB. A versão original, voltada para estudantes e professores, será mantida e ano que vem chega a sua 15ª edição.


 

O professor Jorge Monteiro, técnico do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/Seduc), ressaltou que “por região, o Nordeste ficou em primeiro lugar, com a conquista de 290 medalhas. Isso demonstra o empenho dos nossos estudantes e professores ao participarem dos eventos olímpico-científicos”.



O Centro de Excelência Doutor Alcides Pereira teve três equipes premiadas: JJG (prata), Hogwarts (prata) e Desvendando Mistérios (bronze). A professora orientadora, Adinagruber da Conceição Lima, destacou que “a ONHB tem uma proposta de promover aprendizagem a partir de provas temáticas envolvendo a pesquisa de forma articulada com o lúdico.

 

Os alunos são envolvidos pela curiosidade e assim estimulados a buscar mais informações. Isso colabora bastante na melhoria do desempenho escolar. Ser medalhista melhora a autoestima deles e faz com que outros se interessem em participar. Esperamos ter mais equipes participando ano que vem”.

 


A aluna Evelyn de Oliveira Lima, de 16 anos, estuda no 2° ano do Ensino Médio em Tempo Integral, e declarou que a ONHB foi uma grande experiência. “A participação na olimpíada foi uma experiência incrível. Para mim, foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos de maneira leve e lúdica. Além disso, é algo que vai acrescentar bastante na minha vida acadêmica. Conquistar a medalha de prata ao lado dos meus amigos foi ver todo esforço valer a pena, principalmente porque pudemos mostrar um pouco sobre o contexto histórico de nossa cidade durante a realização das tarefas”, afirmou. 

 

Já o seu colega, Ayrton Santos Silva, destacou que “a ONHB é uma competição de equipes na qual o objetivo não é somente ganhar pontos, mas formar laços e aprender a trabalhar em equipe. Para mim, foi completamente emocionante participar, pois, além de fortalecer meu trabalho de equipe com minhas amigas, a Olimpíada abordou temas importantes dos quais eu não tinha conhecimento até então. Receber a medalha de prata foi uma conquista não só para nós, mas também para meu estado e região. A importância está relacionada ao nosso desenvolvimento como historiadores e futuros universitários”.


_______________________

* Com informações da Seduc/SE

Foto capa: Maria Odília

Demais fotos: Divulgação








Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns,para os estudantes e para a família Dr.Alcides Pereira,estão de parabéns!!!Equipe diretiva,professores e servidores!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!