Prefeitura e FIES ofertarão cursos para atender iminente demanda industrial em Maruim


A Prefeitura de Maruim formalizou o interesse na oferta de cursos profissionalizantes através do Projeto de Interiorização da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). O objetivo é qualificar, por meio dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para atender a iminente demanda industrial do município. A reunião aconteceu, no gabinete do prefeito Jeferson Santana, no início da tarde desta segunda-feira (20).

O FIES, representado pelos técnicos Marcelo Feitosa e Mábia Nascimento, apresentaram um catálogo com 130 cursos, que devem atender a demanda do município de Maruim, em especial, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que deve gerar 2.500 empregos diretos e outros 10 mil durante a construção da fábrica de cimento e mina de calcário e argila. Na produção, a previsão é que sejam gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. “A demanda de cursos deve atender a necessidade industrial, pois com a chegada da fábrica, existe uma necessidade de qualificação de mão de obra local, que deve ser absorvida imediatamente. A qualificação é fundamental para movimentar a economia. Cabe ressaltar, que os cursos são 70% prático, onde a mão de obra também pode ser aproveitada pela Prefeitura”, ressaltou o representante Marcelo Feitosa.

“De acordo com os nossos levantamentos, 90% dos alunos dos nossos cursos profissionalizantes conseguem se estabelecer no mercado de trabalho, seja no mercado formal ou no informal. A previsão é que os cursos sejam ofertados no final do primeiro semestre deste ano, pois as carretas já estão agendadas para outros municípios”, concluiu Marcelo Feitosa.

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, também destacou outras ações para serem desenvolvidas junto com a oferta de cursos profissionalizantes. “Pretendemos criar um banco de dados com currículos dos profissionais do nosso município para facilitar a contratação. A chegada da CSN representa uma gama de oportunidades, pois além do setor industrial, os setores de comércio e serviços também serão impulsionados”, pontuou o prefeito.

Na última oferta de cursos em Maruim, através do Projeto de Interiorização, foram ofertadas 176 vagas em cinco unidades móveis de ensino profissionalizantes do SENAI com cursos nas áreas de eletricidade, automotiva, confecção, informática e alimentos.

A secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Girlaine Santana; a assistente social, Raquel Batalha; o secretário de Obras e Infraestrutura, Elberto Sobral; e a procuradora do Município, Marília Matos, além de técnicos das secretarias de Administração e Indústria e Comércio também participaram da reunião.

Por Keizer Santos
Prefeitura de Maruim





Postar um comentário

0 Comentários