Últimas Notícias
recent

Campanha Quebrando o Silêncio realizará ação em Maruim


No dia 13 de setembro, sexta-feira, a partir das 15h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Sabino Ribeiro, em Maruim/SE, será realizada palestra sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Na oportunidade, a palestrante Yara Bomfim falará sobre prevenção ao suicídio. A ação integra a campanha Quebrando o Silêncio, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


O projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica é promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002. A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2019 é abuso sexual infantil.

Em virtude da ação ser realizada em setembro, a palestra também vai abordar um tema que fica em evidência, sobretudo neste período: o suicídio. De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. O suicídio pode ser prevenido e saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. 

Cabe ressaltar, que a campanha Setembro Amarelo é uma ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Onde buscar ajuda?

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: 

Denuncie pelo Disque 100
Unidades do CREAS em todo o país

Prevenção ao suicídio: 
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
UPA 24H, SAMU 192, Proto Socorro; Hospitais
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)
Centro de Valorização da Vida – CVV 

Por Redação





Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.