Projeto Soletrando acontece pela primeira vez na biblioteca pública de Maruim

Com objetivo de despertar o interesse pela Língua Portuguesa, a diretoria da Biblioteca Pública Josias Vieira Dantas, em Maruim/SE, realizou na quarta-feira (31), a primeira edição do projeto Soletrando. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a diretora da Biblioteca Josias Vieira Dantas, Jacy Dantas, o projeto foi dividido em duas fases envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. “Na primeira fase, os alunos participaram de seletivas nas respectivas escolas. Na segunda fase, no Gabinete de Leitura, os vencedores de cada escola disputaram o prêmio”, pontuou.

Oito escolas das redes públicas (municipal e estadual) e rede privada foram inscritas na competição: EMEF Cel. Sabino Ribeiro, Escola Municipal São José, EMEF Alcebíades Vieira Dantas, Escola Municipal Prof. Maria Fidélis Costa, Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira, Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, Educandário Imaculada Conceição (rede privada), Centro Educacional Maruinense (rede privada).

O vencedor da competição foi o aluno do 6º ano do ensino fundamental do Educandário Imaculada Conceição, Antônio Gabriel de Jesus Santos, 11 anos, que foi orientado pela professora Maria José. O aluno vencedor tem preferência pela disciplina de História e tem como meta gerenciar negócios. O segundo colocado foi o aluno do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Alcebíades Vieira Dantas, Cidimário Santos Ferreira, 12 anos, que foi orientado pela professora Daniele Santana Silva. A terceira colocação ficou com a aluna do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, Vitória Emmanuelle dos Santos da Silva, 14 anos, que foi orientada pela professora Lyne Cruz Leite. O primeiro colocado ganhou um tablet e troféu. Os segundo e terceiro colocados ganharam troféus. Todos os competidores ganharam caixas com brindes.

O diretor do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, Luciano Santana, parabenizou a organização do evento e destacou o empenho dos participantes. “Estamos estimulando para que os nossos alunos desenvolvam e ampliem suas competências e habilidades. Dia após dia os alunos buscam conhecimentos, ação fundamental para o crescimento escolar. Notamos, aqui o empenho dos alunos em uma competição bastante acirrada”, destacou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, parabenizou e agradeceu o empenho de todos. “É o primeiro soletrando, mas queremos promover outros com uma dimensão maior. Temos a certeza, que este evento é um estímulo aos alunos, que se dedicarão ainda mais a aprender”, afirmou. As palavras do secretário foram reforçadas pelo prefeito Jeferson Santana, que ressaltou a importância de eventos desta magnitude, que enaltecem o saber. “A gestão está aberta para colaborar na realização de eventos, que valorizem, principalmente, o conhecimento. Pela educação conseguiremos enfrentar as barreiras da vida”, ressaltou o prefeito de Maruim.

Além das autoridades citadas, a vereadora do município de Maruim, Arlinda Vieira; e o secretário municipal de Educação, professor Souza, também prestigiaram a primeira edição do soletrando.




Fonte: Prefeitura de Maruim





 

Postar um comentário

0 Comentários