Rendeiras de Maruim recebem visita da Superintendente do Iphan

Na manhã desta sexta-feira (24), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Maruim/SE, as rendeiras do município receberam a visita da Superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), Katarina Aragão. Na oportunidade, foi anunciada a entrega de duas máquinas de fabricar lacê, que serão doadas as artesãs pelo órgão federal. O lacê é um cordão achatado, sedoso e flexível usado no complemento dos espaços entre as rendas.

As rendeiras, que já foram capacitadas pelo Iphan, manusearão as máquinas, que serão instaladas no CRAS. A entrega acontecerá no dia 2 de outubro de 2018, no Museu da Gente Sergipana. Além de Maruim, os municípios de Divina Pastora, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro receberão o maquinário.

O prefeito Jeferson Santana, que também prestigiou a reunião, destacou o trabalho desenvolvido pelas artesãs de Maruim e anunciou, que até 2019, vai ceder o espaço anexo ao mercado municipal para comercialização do artesanato local.

A secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart; a chefe de divisão técnica do Iphan, Cynara Silva; a psicóloga Michelly Bonfim e a assessora de projetos Arlete Costa também participaram da reunião.

Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original

Em 2016, a renda irlandesa produzida no município de Maruim foi destaque na 1ª Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. A feira reuniu mais de 10 mil peças de artesanato de todo o país e atraiu mais de 20 mil visitantes. A representante do município de Maruim foi a rendeira Adeny Vieira dos Santos, que integra o projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’ e a Associação de Renda Irlandesa, Arte e Talentos de Maruim (ARIATAM). Adeny Santos também integrou a comitiva do Sebrae Sergipe, a partir de um edital de seleção pública.

O projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, através CRAS, foi lançado em maio de 2013. O projeto tem como objetivo potencializar os serviços de proteção social básica a fim de garantir a assistência às famílias em situação vulnerável, propiciando o resgate cultural da renda irlandesa no município.

Catálogo do IPHAN

A renda irlandesa do município de Maruim integra, desde 2014, o ‘Catálogo de produtos da renda irlandesa em Sergipe’, desenvolvido pelo IPHAN em parceria com o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Museu Histórico de Sergipe e associações de rendeiras.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 300 mil artesãos, que são responsáveis por movimentar a atividade econômica em quase 80% dos municípios brasileiros.


Fonte: Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários