Delegacias Plantonistas funcionarão durante 20h em dias úteis

Conforme redefinição de horários estabelecida na Portaria Nº 021/2017, em vigor desde o dia 22, as Delegacias Plantonistas Norte e Sul, localizadas nos bairros Santos Dumont e Farolândia, respectivamente, estenderão em 6h o horário de atendimento à população nos dias úteis.
Segundo a delegada Katarina Feitoza, o que aconteceu foi a ampliação do horário de funcionamento das delegacias para melhorar o atendimento à população, bem como otimizar o trabalho de investigação feito pelas delegacias do interior para dar celeridade à conclusão dos inquéritos. “Na realidade o horário foi ampliado para as delegacias plantonistas Norte e Sul, que passarão a receber os flagrantes das delegacias de área. Essa adequação vai melhorar o atendimento que era pulverizado e ocasionava o atraso do efetivo de policiais nas ruas, já que o atendimento das regionais demorava pelo alto fluxo de demandas que as delegacias recebem diariamente”, explicou a delegada-geral. A readequação tem como objetivo facilitar o acesso aos cidadãos e às guarnições da Polícia Militar e demais forças de segurança aos procedimentos policiais de natureza flagrancial. Além desses, são atribuições das unidades registro de Boletim de Ocrrência (BO), registro de Termo Cisrcunstanciado de Ocorrência coercitivo (TOC), registro de Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) e Auto de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional), e lavratura de Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD).
Sobre a readequação o tenente coronel, Vivaldy Cabral, considerou que haverá uma melhor atuação dos policiais nas ruas, já que a distribuição de guarnições será melhor empregada. “Essa mudança vai gerar uma agilidade maior no trabalho da Polícia Militar com relação ao direcionamento das ocorrências que gerarem o flagrante delito. O que ocorria antes era que todas as delegacias a partir das 18h eram abertas exclusivamente para os flagrantes, e isso acumulava o atendimento à população e o registro dos flagrantes”, ressaltou o tenente-coronel. Neste reajuste, somente os procedimentos policiais de atribuição específica dos Departamentos, bem como os de origem das delegacias de Itaporanga D'Ajuda, Riachuelo, Laranjeiras, Maruim e Santo Amaro das Brotas, não serão realizados nas Plantonistas, nos dias úteis no horário de expediente das 12h às 18h.
A delegada e coordenadora da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), Viviane Pessoa, declarou que para que acontecesse essa mudança foram realizados estudos, para otimizar o trabalho das forças de segurança do estado. “Antes de implantar essa mudança foi feito um planjemaneto estratégico, para que as forças de segurança se unissem e conseguissem trabalhar sem prejudicar os seguimentos policiais do estado”, concluiu a delegada. Nos finais de semana e feriados as atribuições se mantêm funcionando durante as 24h do dia.

Fonte: SSP/SE  

Postar um comentário

0 Comentários