Empossada nova diretora da Regional de Educação de Japaratuba

Após um ano e meio na direção da Diretoria Regional de Educação 4, da Secretaria de Estado da Educação, o professor José de Almeida foi substituído na função pela também professora Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena. Ela foi empossada nesta terça-feira, 7, pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Japaratuba, município sede da Regional.
Com os títulos de especialista, mestre e doutora, a professora de Ciências Biológicas da Rede Pública Estadual de Ensino, Luiza Omena, assume a responsabilidade de gerenciamento das 16 escolas estaduais circunscritas à DRE 4, que abrange oito municípios, nas regiões do Leste Sergipano e Baixo São Francisco.
"Sinto-me enormemente distinguida pela confiança depositada em mim para assumir a direção desta Regional de Educação. Aqui foi meu primeiro local de trabalho e onde tive a oportunidade de exercer todas as funções, até chegar à direção, em 2002, e esse retorno à função é mais uma oportunidade que tenho de contribuir de forma efetiva com a melhoria da qualidade da educação de nossa região", afirmou a professora Luiza Omena, após assinar o termo de posse, lavrado e lido pela chefe do Gabinete da Seed, Anne Alice Oliveira.
Agora ex-diretor, o professor José de Almeida apresentou dados e resultados obtidos por sua gestão à frente da Regional de Educação 4 e aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho e a colaboração do secretário Jorge Carvalho, das equipes técnico-pedagógicas e administrativas de todas as escolas que compõem a diretoria regional, e também da família, "sempre presentes nos momentos mais difíceis".
"Desejo todo o sucesso à professora Maria Luiza Omena. E gostaria de afirmar que todos nós precisamos acreditar no novo, e precisamos também transformar para melhor a nossa educação. Exemplo disso é a proposta de expansão do ensino médio em tempo integral nas escolas estaduais que está sendo posta em prática pelo Governo de Sergipe, e que vem justamente para melhorar a qualidade do ensino", disse Almeida.
Ao convidar o ex-diretor da DRE 4 para continuar colaborando com a equipe diretiva da Seed, o secretário Jorge Carvalho agradeceu publicamente "os relevantes serviços prestados à educação, nesta região, pelo professor José de Almeida".

Ensino em tempo integral

Após desejar boas-vindas à professora Maria Luiza Omena na direção da DRE 4, o secretário Jorge Carvalho defendeu, junto ao público presente na cerimônia de posse - professores, secretários municipais de educação, pessoas da comunidade, lideranças políticas locais e servidores da Regional - a Política de Implementação de Ensino Médio em Tempo Integral, por meio da qual o Governo de Sergipe irá ampliar para 37 escolas estaduais este modelo de ensino.
"Presente na Rede Pública Estadual desde 2009, o ensino médio em regime de tempo integral tem sido responsável pelos bons resultados e indicadores apresentados pelas quatro unidades escolares onde esse modelo já está implantado, resultados estes superiores à média das demais escolas estaduais", disse, enfático, o secretário de Estado da Educação, referindo-se a números comparativos entre a média das escolas da rede de ensino em tempo integral com as escolas de ensino em tempo parcial.
De acordo com Jorge Carvalho, é esse mesmo modelo exitoso de ensino, que integra o aluno e o professor à escola, e cujos resultados positivos são nitidamente comprovados, que tem sido rejeitado por professores da rede estadual.

Trajetória

Acadêmica, a professora Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com especialização em Avaliação Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Desenvolvimento Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Ingressou no magistério estadual por meio de concurso público, em 1990, e foi lotada na Diretoria Regional de Educação 4, onde até 2002 atuou em diversas funções. Em 2003, a professore Luiza Omena assumiu a direção do Conservatório de Música de Sergipe e lecionou em diversas unidades de ensino da Rede Pública Estadual.
Ligada ao município de Japaratuba, a professora Maria Luiza Omena integrou, como membro, o Conselho de Educação do Município e foi também presidente do Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da cidade.

Fonte: Seed

Postar um comentário

0 Comentários