Prefeitura de Maruim implanta projeto que disponibiliza internet gratuita

Nesta terça-feira, 14, a Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Administração, autorizou o funcionamento do sinal wi-fi de internet gratuita. O roteador está instalado na Praça da Matriz, na área central do município. A iniciativa visa promover a inclusão digital através do acesso à rede mundial.
Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à internet como direito universal. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada em abril deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet. A pesquisa apontou que 80,4% destes, utilizavam o celular como principal meio de acesso à rede, número maior que o índice de 76,6% dos que acessam via computador. No Nordeste, 92,5% das residências utilizam o celular como o principal meio de acesso à internet.
O secretário municipal de Administração, Pedro Henrique Coutinho, explicou que o serviço está sendo ofertado em caráter experimental. “O acesso é livre, por conta da fase de teste, mas ainda nesta semana o acesso definitivo será através do portal, onde o usuário preencherá um cadastro simples, semelhante ao utilizado pelos shoppings e universidades. A medida preventiva visa evitar acessos à portais com conteúdo pornográficos”, detalhou.
“Este projeto foi acatado pelo prefeito Jeferson Santana, que não mediu esforços para que, hoje, pudesse sair do papel. Com esta ação iniciamos uma nova etapa para a democratização da inclusão digital em nosso município”, completou o secretário Pedro Henrique Coutinho.
O usuário vai pesquisar no seu smartphone a rede “wi-fi livre pmm” e conectar. No momento, são disponibilizados 5 megabytes na praça da matriz e no seu entorno.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários