Pela primeira vez, conferência para idosos é realizada em Maruim

(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim)
Com o intuito de ouvir a população idosa do município de Maruim, a Secretaria Municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho e o Conselho Municipal dos Direitos e Proteção ao Idoso (CMDPI) realizaram a I Conferência Municipal dos Direitos e Proteção ao Idoso. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 23, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto.
Fundamentada na Lei Federal nº 10.741 de 10/10/2003, que estabelece o Estatuto do Idoso, a conferência teve como objetivo principal, proporcionar uma reflexão, uma discussão e uma avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas nos espaços de participação social a fim de garantir os direitos.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção ao Idoso, Juliana Maynart, ressaltou a importância do espaço. “A conferência é um instrumento mais apropriado para que sejam conhecidas as propostas, que possam contribuir na qualidade de vida do idoso”, afirmou.
A representante do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção ao Idoso, Maria José Silva Matos destacou o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa. “Neste momento, que a conferência é realizada pela primeira vez, destaca-se a luta por um Brasil de todas as idades, em especial, o Estado de Sergipe”, pontuou.
As discussões foram divididas em quatro eixos temáticos: Gestão: programa, projetos, ações e serviços; Financiamento: fundo da pessoa idosa e orçamento público; Participação: política de controle social e Sistema de garantia de direitos humanos. Após os debates e as apresentações das propostas, foram eleitos três delegados titulares com direito a voto na conferência estadual.
A conferência contou com a presença do vice-prefeito, Murilo Mota, que representou o prefeito Jeferson Santana, que está em viagem oficial a Brasília.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim


Postar um comentário

0 Comentários