Crianças e adolescentes de Maruim discutem direitos em conferência

(Fotos: Ascom/Prefeitura de Maruim)
Na manhã desta quarta-feira, 3, no Centro de Qualificação Educacional Maria Izabel Barreto, em Maruim (SE), aconteceu a III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria Municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho. 
Com o tema 'Política de plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente', a discussão começou a partir da formação dos grupos dos eixos orientadores: um fundamentado no fortalecimento dos conselhos municipais a partir da reforma política e outro baseado no fortalecimento junto aos poderes constituídos. 
A presidente do CMDCA de Maruim, Ivanize Brandão Mendes de Andrade, destacou a importância do evento, que é realizado após a conferência livre infantojuvenil. "Neste espaço a criança e o adolescente têm a oportunidade de reivindicar, de sugerir melhorias para a comunidade. Esse protagonismo juvenil é importante para o desenvolvimento da nossa sociedade", ressaltou. 
A articuladora do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe pelo Instituto Braços, Lídia Anjos, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente , Danival Falcão, destacaram, em palestra, a política e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes.  
Após os debates, elaboração e aprovação das propostas, foram eleitos 25 delegados de diversos segmentos, que representarão o município nas conferências territoriais.   
Participaram da conferência, o vice-prefeito de Maruim, Murilo Mota, representando o prefeito Jeferson Santana; a secretária municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho, Tânia Maynart; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Emanoela Pereira; Diretor de Políticas Públicas da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Daniel Varjão; e a coordenadora do Grêmio Estudantil Suzane Paz, Alana Mangueira. Diretores, professores, coordenadores e alunos da Escola Municipal São José, Centro Educacional Maruinense, Educandário Imaculada Conceição e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também participaram das discussões.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim





Postar um comentário

0 Comentários