Governo inicia ações de prevenção às enchentes em Maruim

Rio Ganhamoroba (Foto: Ascom/Seinfra)
Todos os anos, desde 2009, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), trabalha antecipadamente ao período de fortes chuvas no estado, com ações preventivas no município de Maruim de enfrentamento à chuva para evitar enchentes na cidade.
De acordo com o secretário Valmor Barbosa, essa iniciativa do Governo já é uma força tarefa que acontecem todos os anos entre Seinfra e prefeitura de Maruim e tem resultados efetivos. "Vamos iniciar com uma limpeza geral nos elementos de drenagem, recolhendo o lixo e entulhos desobstruindo assim os bueiros para a passagem da água. Posteriormente será realizado o trabalho de limpeza do rio, com o uso de máquinas apropriadas, evitando assim enchentes", ressalta.
Outra ação do Governo após as enchentes de 2008 que ajudou a mudar o cenário do município com objetivo de garantir melhores condições nos acessos à ponte do Lanchez foi a urbanização as margens do Rio Ganhamoroba com calçadas e passeio, bancos e iluminação da área, criando espaço de convivência para a comunidade.
Para o comerciante da localidade, Giovane Souza Melo, 45 anos, a obra melhorou muito o aspecto do local. "Antes era muito bagunçado, essa obra embelezou a cidade, e ajudou inclusive no comércio, as pessoas sempre estão na praça, o movimento melhorou". O comerciante disse ainda que é muito importante que as ações preventivas de limpeza de entulhos e dos rios continuem sendo feitas.
Além da construção dos acessos, o Governo recapeou com asfalto as ruas próximas à ponte, entre elas a área em frente ao Estádio Gonçalo Prado e na outra margem do rio a Rua Lachez de Baixo e a Praça São Pedro.
O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, agradece a parceria com o Governo do Estado. "Sou muito agradecido ao Governo por essa parceria exitosa. Todos os anos essa reunião em março para combinar as ações é certa. Agora as máquinas já estão chegando para fazer o serviço preventivo para evitar e amenizar danos nos meses de chuvas. Essa parceria é muito importante para prefeitura sem esse apoio não teria condições de realizar todo esse serviço", completa o prefeito.

Por Ascom/Seinfra

Postar um comentário

0 Comentários