Núcleo de Apoio à Saúde da Família é implantado em Maruim

O município de Maruim implantou, pela primeira vez, uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A iniciativa visa apoiar e consolidar os serviços de atenção básica em parceria com as ações desenvolvidas pelas sete equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no município.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Souza, desde 2008 o Ministério da Saúde criou este programa. “A partir de muitos esforços conseguimos implantar pela primeira vez no município, que na prática significa a ampliação dos serviços básicos de saúde”, ressalta.
A equipe do NASF de Maruim é formada por sete profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Farmácia e Educação Física. As ações são desenvolvidas a partir das demandas oferecidas pelas equipes do PSF.
Para a assistente social, Milene Vaccari, o NASF trabalha na ação preventiva com o desenvolvimento práticas que despertem a necessidade do debate sobre diversos temas relacionados à saúde. “A partir de um levantamento elaboramos um planejamento anual. Neste documento estabelecemos a realização de palestras, panfletagens, caminhadas e exames preventivos”, destacou.
O secretário José Souza ressaltou que assim que a obra da Academia da Saúde for concluída, o NASF também trabalhará integrado à equipe. “Esta ação também está em consonância com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, que estabelece a ação da equipe de multiprofissionais”, afirmou.
“Cabe ressaltar que a ação integrada permite a identificar a solução de casos clínicos, a partir do atendimento compartilhado entre profissionais”, destacou o secretário municipal de Saúde, José Souza.
Uma das grandes ações do NASF para este ano está associada à campanha “Outubro Rosa”, que visa à conscientização sobre a necessidade da realização de exames preventivos. A campanha visa alertar, também, sobre o elevado número de mortes provocadas pelo câncer de mama. 
Todos os dias a equipe do NASF atua na Clínica de Saúde da Família, que fica situada na Rua Major Miguel, no centro de Maruim.


Por Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários