Mais de cem trabalhadores rurais do município de Maruim participaram do Seminário de Capacitação do Programa “Mão Amiga”, realizado na manhã desta terça-feira, 19, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto.
O evento é fruto de parceria entre o Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Habitação e Trabalho e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Além desses, também são parceiros a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maruim (STRM).
Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Amanda Santana, o seminário contribui para elucidar dúvidas dos cortadores de cana-de-açúcar. “Uma vez por ano realizamos esta capacitação e constantemente procuramos atender os trabalhadores rurais com a oferta de cursos profissionalizantes além de outros serviços básicos”, destacou.
No seminário, aconteceu a palestra da técnica da Seides, Maria de Fátima Leite Góis, que abordou as questões relativas ao desenvolvimento da prática extrativista da cana-de-açúcar no município.
O programa Mão Amiga foi criado em 2009 com o intuito de promover transferência de renda aos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar durante a entressafra. Em Maruim, 122 cortadores de cana-de-açúcar estão cadastrados no programa.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

0 Comentários