Governo oferta curso de mecânica para os trabalhadores do Mão Amiga

(Foto: Ascom/Seides).
Reforçando o compromisso do Governo do Estado em qualificar profissionalmente os trabalhadores rurais inseridos no programa de transferência de renda e estimulo à cidadania Mão Amiga, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), promove desde o dia 1º, em parceria com o Governo Federal, cursos de Mecânico de Motor Diesel e de Mecânico de Motocicleta para cortadores de cana-de-açúcar dos municípios de Maruim e Riachuelo. Os cursos são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 
As aulas acontecem através de parceria firmada entre Seides e Senai, órgão competente e responsável por ministrar as aulas. Foram abertas, inicialmente, duas turmas de Mecânico de Motocicleta em Maruim, com carga horária de 300 horas e aulas sendo ministradas na unidade móvel do Senai, e uma turma de Mecânico de Motor  Diesel em Riachuelo, com carga horária de 220 horas e aulas sendo ministradas no Centro de Convivência Silvio  César Leite. 
"Em virtude do processo de mecanização do campo, o Governo do Estado, através da Seides, buscou firmar o convênio com o Senai para propor cursos dessa natureza aos beneficiários do Mão Amiga, sobretudo da cana, objetivando prepará-los para outras atividades em função da colheita mecanizada", explica o técnico da Seides, Melquíades Freitas.
O instrutor do curso de Mecânico de Motocicleta, José Adilson, explicou a metodologia de ensino das aulas. "O curso é iniciado com a introdução, a parte teórica, que envolve interpretação de texto, noções de segurança, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e noções de atendimento. Em seguida, partimos para a prática, que consiste no aprofundamento da mecânica de motocicleta. Os alunos saem preparados e qualificados para ingressar no mercado de trabalho", assegura.
Os beneficiários do Mão Amiga agradecem muito a oportunidade e se dizem empolgados com a formação. "Agradeço primeiro a Deus por me dar a possibilidade de fazer um curso tão importante como esse, e ao Mão Amiga, que me ofereceu mais essa chance de conhecimento. É um curso caro e eu não teria condições de pagar. Agora já consigo me imaginar trabalhando na área de mecânica, aumentando a minha renda e dando mais orgulho para os meus pais", ressalta Marcone da Silva Soares,  de 21 anos, cortador de cana e aluno do curso de Mecânica de Motocicleta.
Para a aluna do curso de Mecânico de Motor a Diesel, Camila Carvalho, de 23 anos, cortadora de cana em Riachuelo, a satisfação em participar do curso não foi diferente. “Agarrei a oportunidade com todas as forças, já que esse curso veio em um momento muito bom. Se eu fosse pagar era mais de mil reais, não sei quando poderia fazer. Já penso em concluir as aulas e ser destaque no mercado de trabalho.  Estou muito feliz por essa chance, vou até o fim e vou conseguir um bom emprego”, afirma confiante.
O instrutor do curso de Mecânico de Motor à Diesel, Raí Alves, destacou que quem faz esse curso tem um acesso promissor ao mercado de trabalho. "No curso o aluno aprende a ter organização na sua vida profissional, seguir as normas de segurança, saem capacitados. Depois ensinamos alguns componentes como eletricidade automotiva, motores diesel, que será o foco do curso, teoria do sistema. Estudaremos o avanço do motor diesel, chamado de gerenciamento do motor, e por ultimo, motor de partida e alternador".
Como pré-requisito para participar desses dois cursos, os beneficiários devem ter o nível de escolaridade fundamental avançado (6º ao 9º ano) ou nível médio completo. A Seides está em processo de articulação com o Senai para abertura de novas turmas em Rosário do Catete ainda neste semestre.


Por Ascom/Seides Sergipe

Postar um comentário

0 Comentários