Déda decreta luto de 3 dias pelo falecimento do ex-governador Lourival Baptista

Governador decreta luto oficial (Foto: Marcos Rodrigues)

Em virtude do falecimento do ex-governador Lourival Baptista, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 8, o governador Marcelo Déda decretou luto oficial de três dias no estado de Sergipe. O ex-governador faleceu aos 97 anos em Brasília (DF), onde residia.
Segundo Marcelo Déda, o ex-governador Lourival Baptista teve uma longa trajetória política e pertence a uma geração que surgiu na vida pública sergipana com o fim da ditadura Vargas e a redemocratização nos anos 1946-1947.

“Ele foi prefeito de São Cristóvão, deputado estadual, deputado federal, governador do Estado e senador da República, tendo um longo período na vida política do nosso estado e, nessa condição, ofereceu uma contribuição significativa aos sergipanos, seja como médico de fábrica atendendo aos operários em São Cristóvão, no começo da sua carreira política, seja como senador que destacou-se pelo combate ao fumo, chamando a atenção da nação brasileira para as consequências  nefastas do tabagismo para a saúde pública, seja no período onde governou o Estado e teve a oportunidade de edificar obras públicas que até hoje são  utilizadas pelos sergipanos”, recordou o governador, ao citar como exemplo a principal praça de esportes dos sergipanos, o estádio Lourival Baptista (Batistão), construído na gestão Lourival Baptista.
“Ele é um homem que ao longo de sua trajetória aportou contribuições para o desenvolvimento da nossa terra e para o progresso do nosso estado. Como governador do Estado, em meu nome pessoal, e em nome do Governo, nós manifestamos o nosso pesar determinando que o Estado prestasse as suas devidas homenagens com luto oficial de três dias em sua memória”, declarou o governador Marcelo Déda.

Biografia

Lourival Baptista
Foto: Câmara dos Deputados
Lourival Baptista (Entre Rios, 3 de outubro de 1915) é um médico e político brasileiro com base em Sergipe.
Foi deputado estadual (1947-1951), prefeito de São Cristóvão (1951-1954), deputado federal (1959-1967), governador de Sergipe (1967-1971) e senador (1971-1995).
Iniciou seus estudos em Alagoinhas. No ano de 1943, já formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Lourival chegou a Sergipe constituindo família e adotando Sergipe como seu lar. Estabeleceu-se em São Cristóvão, onde exerceu sua profissão de médico. Pela sua vocação política, no ano de 1947 foi eleito deputado Estadual e, em seguida, prefeito de São Cristóvão.
Conhecido por ser um político com sagacidade e inteligência, no ano de 1959 já logrou a Câmara dos Deputados, com votação consagradora, e em 1966 assumiu o Governo do Estado de Sergipe. (Com informações do Wikipedia).

Por ASN

Postar um comentário

0 Comentários