Joel Macieira Aguiar: Um maruinense apaixonado pelo Direito!

Joel Macieira Aguiar
Filho de José de Aguiar Meneses e Maria Macieira Aguiar, Joel Macieira Aguiar nasceu no dia 11 de agosto de 1905, em Maruim, município distante a 30 Km da capital sergipana , Aracaju. 

Joel Aguiar foi cirurgião dentista, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1926 e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1936. 
Aguiar exerceu o cargo de Promotor de Justiça, em Capela e em Neópolis; Foi Delegado de Polícia, em Aracaju, na gestão do Interventor Estadual Eronides de Carvalho; Foi Juiz de Direito, em Maruim, Estância e Aracaju. Mais tarde, tornou-se Desembargador do Tribunal de Justiça e Corregedor Geral da Justiça de Sergipe. 
Aos 70 anos, em 1975, mesmo com sua aposentadoria, não abandonou o Direito, voltando a advogar por cerca de dez anos. 
Em 1927, Joel Aguiar publicou a primeira edição do Escorço Histórico do Gabinete de Leitura de Maruim. Neste ano, Joel Aguiar ocupou o cargo de Orador no biênio presidido pelo, também maruinense, Josias Vieira Dantas. 
Em 31 de julho de 1972, Joel Aguiar e mais 32 magistrados fundaram a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), entidade de Utilidade Pública Estadual. 
Joel Aguiar era um estudioso e parecia estar anos luz à frente das pessoas de seu tempo. Coordenou o levantamento cadavérico de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, bem como das pessoas assassinadas na gruta do Angico, em Poço Redondo. Joel também atuou como redator do jornal “O Comércio”. 
Em 1986, Joel Macieira Aguiar escreveu TRAÇOS DA HISTÓRIA DE MAROIM (antiga grafia do município de Maruim), livro este, que foi reeditado, em 2004, pelo Governo do Estado de Sergipe, em homenagem ao sesquicentenário (150 anos) de elevação de vila à categoria de cidade. 
Joel Aguiar morreu em Aracaju, aos 89 anos, em fevereiro de 1995, e foi sepultado em Maruim. 
No dia 27 de junho de 1996, o então prefeito de Aracaju, José Almeida Lima, sanciona a Lei nº 2.416, que denomina a Rua “Desembargador JOEL MACIEIRA AGUIAR” (antes Rua “N”, localizada no Loteamento Tramandaí, bairro Grageru), prestando homenagem ao jurista maruinense. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Inventário Cultural de Maruim (Ver referências bibliográficas) 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim. 2. ed. Edição comemorativa dos 150 anos de Maruim. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004. 

BARRETO, Luiz Antônio. Maruim, a cidade e seu cronista. Publicado em 11 abr. 2006. Disponível em < http://iaracaju.infonet.com.br/serigysite/ler.asp?id=59&titulo=Municipios>. Acesso em: 19 fev. 2012. 

CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU. Lei nº 2.416/1996. Disponível em . Acesso em: 19 fev. 2012. 

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994. 

ROSA, Gilvan dos Santos. Maruim, coisas que ouvi dizer... 2. ed. rev. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer, Sercore, 1999.

Postar um comentário

0 Comentários