Diretoria de Meio Ambiente de Maruim esclarece sobre incineração do lixo domiciliar

Linei Pereira
A Prefeitura Municipal de Maruim, através da Secretaria Municipal de Agricultura Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente vem esclarecer os fatos ligados a incineração do lixo no município. 
A queima de materiais como lixo, vegetais secos, podas plantas e outros é proibido por lei. Podendo render ao infrator multa de R$ 500 a R$ 50 milhões. A Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998), em seu artigo 54, diz: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana (…), causar poluição atmosférica (...) pode gerar pena de reclusão de um a cinco anos. 
A prática de queima do lixo em Maruim é extremamente desnecessária, levando em consideração que temos uma coleta de lixo domiciliar regular realizada três vezes por semana. Além disso, população precisa se conscientizar que queimar lixo é uma prática que não beneficia ninguém. A pessoa que recorre a esse artifício para eliminar o seu lixo está comprometendo o equilíbrio ambiental, a saúde da própria família e a segurança de todos. 
Medidas de conscientização, se tratando da área próxima ao Conjunto Residencial João Paulo II e no próprio Residencial citado, já foram tomadas. Foi feito um trabalho de distribuição de panfletos para uso responsável de água encanada e energia elétrica e melhor administração do lixo domiciliar. Orientando os moradores a gerar menos lixo, a reciclar e reutilizar embalagens. 
O trabalho de conscientização e sensibilização da comunidade é algo que só vemos resultado em longo prazo. Visto que é difícil mudar os hábitos e vícios que as pessoas possuem. A secretária Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente não tem poder de polícia. Mas todas as vezes que vemos estes problemas acontecendo visitamos o local e orientamos o responsável. 
A Política Municipal de Meio Ambiente está em fase de elaboração. A Lei que tem o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental do município, levará a população um maior conhecimento de seus direitos e deveres em relação ao Meio Ambiente e poderá, junto ao órgão responsável, fiscalizar, denunciar e colaborar. Informamos também que o município já possui Conselho Municipal de Meio Ambiente, órgão consultivo de extrema importância para a construção de Políticas Públicas de Meio Ambiente em nossa cidade. 
Estamos à disposição da população para qualquer esclarecimento, reclamação ou orientação no que diz respeito à agressão a natureza e ao desrespeito ao Meio Ambiente. 

Linei Pereira 
Diretora Municipal de Meio Ambiente 
Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente 
Maruim (SE)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Finalmente alguem resolveu dar explicações sobre isso. Mas não adianta vim com esse discurso falacioso, pois estamos cansados disso, o que queremos é ação e não discurso.

    ResponderExcluir
  2. Muito me admira essa postura de que estamos fazendo ,estamos elaborando, etc.Não me parece vir da mesma pessoa que um dia ouvi criticar tanto outra gestão por erros cometidos,sempre sem ter nenhuma aceitação para as explicações que lhe foram dadas.Tanta mente aberta, idéias descoladas, uma visão de mundo bem moderninha e aparentemente á frente do seu tempo...pra se perder em uma administração , que não difere muito(mas ainda é pior) das demais, mostrando marcas visíveis de um passado coronelista e de uma falta de democracia bem claras.

    ResponderExcluir
  3. As vzs as pessoas tomam caminhos errados, ou sonham demais em mudar o mundo. Gilberto e Jeferson são iguais, é a classe da direita de Maruim. Uma pena ela ter si perdido. Fazer parte de uma prefeitura que só valoriza quem esta no erro. E digo, muita gente vai errar outra vez.. Maruim não tem nomes, não tem opções, e quando tem, como Linei que futuramente poderia ser a lider maior dessa cidade, morre na praia por depositar confiança num cara que não merece nem ser prefeito. Ele quebrou as pernas dela e de outros. E o pior de tudo, nem ele e nem ninguém apareceu nem mostrou trabalho. Cuidado Linei e outros, pra não acreditar no conto do vigário mais uma vez... O jacaré esta com a boca aberta pra pegar o PT e se aproveitar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!