Jurandir Santos: O grande desportista maruinense!

Jornalista Jurandir Santos
Jurandir Santos, filho de Pedro Oviêdo dos Santos e Maria dos Santos, nasceu no Povoado Oiteiros, município de Maruim (SE), em 29 de julho de 1934. 

Desde cedo, na sua juventude, a paixão pelo esporte era evidenciada, quando chegou a jogar futebol, como meia-esquerda, no Socialista, antigo clube de Maruim, a 30 Km de Aracaju. 

Apesar de ser torcedor da Associação Desportiva Confiança (ADC), nunca abandonou sua terra natal. Na imprensa sempre atuou na defesa pela construção de um estádio de futebol em Maruim, estádio este, inaugurado em 10 de março de 1991, que recebeu o nome do então governador do Estado de Sergipe, Antônio Carlos Valadares, hoje, Senador da República. 
Jurandir além de jornalista, desportista, também era funcionário público aposentado do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Como jornalista iniciou sua carreira no Diário de Aracaju. Atuou, também, na Gazeta de Sergipe; no Serviço Social da Indústria (Sesi); Rádio Cultura, como repórter esportivo e redator; Jornal Correio de Sergipe, na coluna “Batendo bola” e encerrou no Semanário Esportivo, como editor de esportes. 
Quando faleceu em 06 de outubro de 2006, aos 72 anos, no Hospital São Lucas, em Aracaju, vítima de uma parada cardíaca, Jurandir deixou a esposa Djalva Menezes Santos e nove filhos. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério Cruzeiro do Novo Século, em Maruim. 

Homenagem no Senado Federal 

No dia 19 de outubro de 2006, o portal do Senado federal destacou a homenagem feita, através de requerimento de pesar, em plenário, feita pelo senador Antonio Carlos Valadares com apoio do então senador Almeida Lima. 
"Ele foi sempre um homem correto, combativo e intransigente na defesa do futebol sergipano", ressaltou Valadares sobre Jurandir Santos. 

Homenagem em Maruim 

As autoridades municipais e estaduais nomearam a Tribuna de Imprensa, do Estádio Antônio Carlos Valadares, o Vavazão, em Maruim, com o nome do jornalista Jurandir Santos. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Grande maruinense. Sempre defendeu os interesses da nossa cidade em todos os lugares por onde passou. Correto e íntegro. Apostou sempre no seu talento, sem buscar ajuda no nos meios políticos. Maruim ainda deve uma grande homenagem a este grande profissional e homem. Valeu Jurandir! Sei que você ainda nesta outra dimensão torce por Maruim, mais de que muitos que se dizem atuantes.
    Aelmo Gomes.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!