Maruim, uma cidade carente de áreas verdes

Praça da Matriz
A cidade de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, apresenta uma carência, notória, de áreas verdes. A cidade apresenta uma reduzida quantidade de árvores em suas ruas e praças. A Praça Barão de Maruim, popular Praça da Matriz, antes um lugar aconchegante por sua vasta sombra, provocada pelas enormes árvores que ali existiam, tornou-se um local desestimulado. A sensação térmica na praça é desencorajadora em plena primavera, estação próxima ao verão.
Praça da Boa Hora
Em Maruim não existe um planejamento de plantio de árvores, manutenção de canteiros e as áreas que deveriam ser verdes, servem apenas, como campo de futebol. A Praça da Boa Hora, por exemplo, que antes contava com uma vasta área verde, hoje, conta apenas com algumas árvores e a grama quase inexiste.
As conseqüências das alterações climáticas, segundo a especialista em Educação Ambiental Terezinha Aparecida Fonseca Araújo, são as enchentes, formação de ilhas de calor e baixa qualidade do ar.
Maruim poderia seguir exemplos de outras cidades que investem em arborização. Maruim poderia se tornar uma cidade jardim, onde as áreas verdes são evidentes em ruas, praças e canteiros. A população também tem a sua responsabilidade e deve ser chamada a preservar.

Texto e Imagens: Keizer Santos

Postar um comentário

0 Comentários