Cinform destaca ociosidade em Maruim


O semanário sergipano Cinform, publicou na Edição 1395, de 04 a 10/01/10, pág. 06, do caderno Municípios, a matéria "Fazer o que neste interiorzão?". A matéria aborda a ociosidade encontrada na maioria das cidades interioranas. Destaca-se Maruim por não apresentar opções de lazer, cultura... Enfim, a vida no interior é monótona e os poucos espaços que a juventude utiliza são as quadras (geralmente depredadas) e as praças públicas.
De acordo com Conceição Santos, 32 anos, moradora de Maruim, a ociosidade é preocupante, pois pode acarretar a ocupação dos jovens com atividades ilícitas.
A matéria do Cinform destacou também as cidades de Divina Pastora e Santa Rosa de Lima.
Um levantamento realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aponta que de cada 100 municípios brasileiros, 98 não têm salas públicas de cinema, nem centros culturais. E mais, 83 deles não possuem espetáculos ou teatros que pertençam aos municípios.
A manutenção efetiva das tradições culturais acontece por meio de apresentações folclóricas esporádicas, como as do Reisado e da Chegança, segundo a matéria do Cinform.
Em Maruim, os espaços públicos para o lazer quando não estão depredados, há uma burocracia para liberá-los.


Por Redação*
Imagem: www.api.ning.com
* Com informações adaptadas da matéria: "FAZER O QUE NESTE INTERIORZÃO?" do Jornal Cinform (Aracaju-SE, 04 a 10/01/10, Ano XXVIII, Ed. 1395, Caderno Municípios, pág. 06)

Postar um comentário

0 Comentários