JORNAL DE MARUIM é o único veículo maruinense presente no Atlas de Notícias


O Jornal de Maruim é o único veículo jornalístico do Município de Maruim, no Estado de Sergipe, presente na quinta edição do Atlas da Notícia, iniciativa anual do Projor. O relatório detalhado da pesquisa foi antecipado pela Bori e divulgado pelo Observatório da Imprensa.

Patrocinado desde 2018 pelo Meta Journalism Project, o Atlas é o maior e mais completo levantamento de código aberto sobre a presença do jornalismo local no país. A quinta edição foi realizada em parceria institucional com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e contou com a colaboração de 174 voluntários de 28 escolas de jornalismo.

O Atlas da Notícia identificou uma redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias no Brasil. Os desertos são municípios que não dispõem de informação jornalística local e hoje são 5 em cada 10 municípios brasileiros. Nessa condição estão 2968 cidades e nelas vivem 29,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 13,8% da população brasileira. Se os desertos remanescentes formassem um estado da federação, ele seria o segundo mais populoso, atrás apenas de São Paulo.

Os desertos mereceram especial atenção na quinta edição do censo que mapeia o jornalismo local no Brasil. As equipes que participaram da pesquisa desbravaram esses territórios em busca de iniciativas jornalísticas ainda não mapeadas. Os pesquisadores regionais do Atlas e mais 174 colaboradores voluntários se debruçaram sobre uma planilha com então 3280 municípios usando dos mais diversos meios, desde buscas avançadas em aplicações como CrowdTangle até ligações para prefeituras, para descobrir como os habitantes se informam sobre o que acontece no lugar onde vivem.

O censo encontrou atividade jornalística em 312 municípios dessa lista. Eles deixaram de ser desertos de notícias e migraram para outra, a lista de quase desertos, lugares que contam com apenas um ou dois veículos de comunicação local. Nessa faixa estão outros 1460 municípios em que vivem mais 31,8 milhões de brasileiros. Essa faixa intermediária merece especial atenção. No ano passado, 36 municípios deixaram essa lista porque contam agora com mais de dois veículos jornalísticos, mas 3 voltaram a ser desertos.

No total, o Atlas da Notícia mapeou 13.734 veículos jornalísticos em atividade em 2021. O levantamento incorporou à base 642 novos empreendimentos. Dessas, 449 são iniciativas online, que agora é o segmento com maior representação no universo do jornalismo local no Brasil.

Esta quinta edição do Atlas da Notícia foi realizada localmente nas cinco regiões brasileiras, a pesquisa do Atlas conta com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Marcelo Fontoura (Sul) e Mariama Correia (Nordeste). O censo coletou dados entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022. Cada um deles produziu um relatório específico para sua região.

Com informações da Agência Bori e da Volt Data Lab



Postar um comentário

0 Comentários