Alcides Pereira promove caminhada em alusão ao Dia Mundial da Água

Professores e estudantes do Centro de Excelência Dr. Alcides Pereira, em Maruim, realizaram nesta terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, uma caminhada pelas ruas do município até o rio Ganhomoroba para alertar a comunidade sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, preservando os rios. A iniciativa faz parte do Projeto ‘Ganhamoroba, um bem que é nosso: água, vida e sustentabilidade’, que contou ainda com a produção de cartazes e visitação de pontos históricos.


De acordo com o diretor do Alcides Pereira, professor Manoel Henrique Santos, o resgate histórico e a importância econômica do rio também foram trabalhados durante a execução do projeto. “No primeiro momento nossos professores visitaram o local e fizeram um mapeamento das condições do rio e levaram todas essas discussões para a sala de aula”, disse ele, destacando que o objetivo da ação é fazer com que o aluno conheça a história da sua cidade e a importância dos seus recursos naturais.


O professor de Física, Carlos Michael Ferreira, que também esteve à frente da iniciativa, explicou que o projeto é o primeiro passo para discutir na escola a necessidade de preservar o meio ambiente, partindo da realidade local, objetivando colaborar com a mudança de atitude da comunidade em relação à conservação dos bens patrimoniais da cidade, inclusive os naturais, como o rio Ganhamoroba. 


“O rio Ganhamoroba, afluente do rio Sergipe, já foi muito importante para a sobrevivência da população ribeirinha, alimentando muitas famílias. Também abrigou um porto importante para a economia sergipana, por onde eram escoados muitos produtos destinados à exportação da região da Cotinguiba no século XIX, principalmente o açúcar. Hoje, o rio encontra-se degradado, precisando de revitalização”, concluiu Carlos Michael.


Fonte: Seduc/SE



Postar um comentário

0 Comentários