Maruim deixa DRE 4 e passa a integrar DRE 8

O Governo de Sergipe publicou no Diário Oficial dessa terça-feira (16), o decreto nº 40.768, que readequa a composição das regiões de educação administradas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), de acordo com os territórios de planejamento.

O intuito da readequação é aproximar, ainda mais, a organização geográfica das regionais da educação com o modelo de regionalização do planejamento, isto é, com a divisão do Estado em Territórios de Planejamento, para tornar mais efetiva a proporcionalidade estrutural entre as diretorias regionais de educação (escolas e quilômetros) e quantidade de escolar por regional, adotando os territórios assim distribuídos por diretoria: DRE 1 – Sul Sergipano; DRE 2 – Centro-Sul Sergipano; DRE 3 – Agreste Central Sergipano; DRE 4 – Leste Sergipano; DRE 5 – Médio Sertão Sergipano; DRE 6 – Baixo São Francisco Sergipano; DRE 7 e DRE 9 – Alto Sertão e DEA e DRE 8 – Grande Aracaju.

De acordo com o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho, o sistema de regionais de educação foi criado por meio da Lei nº 3.373, de 31 de agosto de 1993, sendo que as regionais passaram por readequação em 2000, mas que mesmo com a mudança, necessitava-se readequá-las ao novo sistema de territórios criado em 2007, tanto para facilitar o macroplanejamento do governo, como para melhorar a proporcionalidade estrutural entre as DREs. “A reorganização não demandará grandes alterações na estrutura do ensino. Apenas adequação territorial para facilitar o planejamento”, disse.

Atualmente Sergipe possui 10 diretorias regionais, uma delas denominada de Diretoria de Educação de Aracaju, por somente compreender as unidades escolares situadas na capital. As 10 regionais circunscrevem 325 unidades educacionais e assim permanecerão.

Regionais de educação e municípios

Os municípios que fazem parte do Território de Planejamento denominado Grande Aracaju ficam distribuídos entre a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), responsável pelas unidades de ensino localizadas na capital, Aracaju (sede). A Diretoria Regional de Educação 8 continuará responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro (sede), Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e ganhará também Maruim.

A Diretoria Regional de Educação 1, denominada Sul Sergipano e sediada em Estância, ficará responsável pelas unidades de ensino localizadas em Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhi, Tomar do Geru, Umbaúba, Boquim e Salgado.

De acordo com o decreto governamental, a Diretoria Regional de Educação corresponde ao território denominado Centro-Sul Sergipano, será responsável pelas unidades de ensino localizadas em Lagarto (sede), Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.

A Diretoria Regional de Educação 3, correspondente ao território do Agreste Central Sergipano, permanece responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana (sede), Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo, não sofrendo nenhuma mudança.

A Diretoria Regional de Educação 4, compreendida pelo território do Leste Sergipano, é responsável pelas unidades de ensino localizadas em Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba (sede), Pirambu, Rosário do Catete, ganhando Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri.

Pela nova configuração territorial, a Diretoria Regional de Educação 5, correspondente ao Médio Sertão Sergipano, administrará as unidades de ensino de Cumbe, Graccho Cardoso e Nossa Senhora das Dores (sede), ganha Itabi, Feira Nova e Aquidabã.

A Diretoria Regional de Educação 6, sediada em Propriá e denominada Baixo São Francisco Sergipano, será responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá (sede), Santana do São Francisco, São Francisco, Telha e ganha Muribeca.

Os municípios que fazem parte do território do Alto Sertão Sergipano ficam divididos entre a Diretoria Regional de Educação 7 sediada em Gararu e que abrange também Nossa Senhora de Lourdes e Porto da Folha, e com a Diretoria Regional de Educação 9, responsável pelas unidades de ensino localizadas em Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória (sede) e Poço Redondo.

Fonte: ASN

Postar um comentário

0 Comentários