Prefeito de Maruim solicita limpeza do rio Ganhamoroba


Por meio das redes sociais, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, anunciou nesta quarta-feira (5), a celebração do convênio nº 01/2020, entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), e a Prefeitura Municipal de Maruim. O convênio tem como objeto a transferência de recursos estaduais para locação de equipamentos para limpeza do rio Ganhamoroba, afluente do Rio Sergipe.


A assinatura ocorreu na segunda-feira (3), na sede da SEDURBs, em Aracaju, onde o prefeito Jeferson Santana e o secretário de Estado, Ubirajara Barreto, firmaram o convênio, resultado da solicitação do Município de Maruim. O prefeito Jeferson Santana destacou a importância da execução desta ação. “O percurso do rio Ganhamoroba envolve a área central da cidade, que chegou a transbordar nos anos 2008 e 2009. Naquele período, centenas de famílias perderam suas casas e apresentaram problemas de saúde, além da carga emocional diante da situação. Diante das fortes chuvas, resolvemos solicitar ajuda ao Governo do Estado, que de imediato atendeu nosso pedido para limpeza do leito e das margens do rio”, ressaltou o prefeito de Maruim.


Nos anos de 2014 e 2016, a Prefeitura de Maruim também solicitou a limpeza do rio ao Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE). “Essas medidas foram fundamentais para manter o percurso do leito do rio sem obstrução. Assim, enchentes foram evitadas ao longo dos últimos oito anos”, concluiu Jeferson Santana.  


A Defesa Civil do Município de Maruim desenvolveu um plano de ação em conjunto com outros órgãos, onde foram definidas estratégias a serem adotadas em caso de enchente e quais ações serão adotadas por cada instituição.


Por Keizer Santos, da Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários