Maruim registra primeiro caso de coronavírus


A Secretaria de Saúde e Saneamento do Município de Maruim informa, neste domingo (26), o primeiro caso confirmado de contaminação de coronavírus (COVID-19). Trata-se de uma profissional de saúde, 38 anos de idade, que acredita ter contraído o vírus em Aracaju. A paciente está com sintomas leves, monitorada e encontra-se em isolamento social.

O secretário municipal de Saúde e Saneamento, José Souza Santos, lamentou o ocorrido e disse que vai reforçar as medidas de combate a COVID-19. “Desde o Decreto nº 04/2020, que estabeleceu estado de emergência na saúde pública municipal, algumas medidas foram adotadas como distanciamento das bancas e instalação de lavatórios portáteis na feira livre; suspensão das aulas; monitoramento do comércio; desinfecção de áreas e órgãos públicos; distribuição de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores da área da saúde; monitoramento, orientações por carro de som, redes sociais, site oficial e imprensa; instalação do Comitê Municipal de Emergência para avaliação e definição de estratégias semanalmente ou quando for necessário, aquisição de testes rápidos para identificar o coronavírus; manutenção do plantão médico 24 horas; vacinação contra gripe em domicílio em idosos e profissionais de saúde, enfim, entre outras ações preventivas para proteger a população”, pontuou o secretário.

Outra secretarias contribuíram na execução de outras ações, que direta ou indiretamente contribuem para amenizar os impactos da COVID-19 em Maruim. Através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, a Prefeitura de Maruim buscou medidas para amenizar a situação enfrentadas pelas famílias carentes como a doação de 140 kits de alimentos, que seriam utilizados na merenda do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para familiares dos usuários do programa; distribuição de cerca de 10 toneladas de alimentos, que beneficiaram 2 mil famílias. Cada cesta básica possui 11 itens e busca atender as necessidades básicas da pirâmide alimentar composta por carboidratos, alimentos energéticos extras e reguladores, açúcar, proteínas vegetal e animal. A pasta também auxiliou o governo do Estado na distribuição do Cartão Mais Inclusão, que vai beneficiar pouco mais de 90 famílias com a ajuda mensal de R$ 100,00.

A Secretaria de Indústria e Comércio disponibilizou os agentes de desenvolvimento para ajudar os comerciantes informais e microempreendedores individuais na obtenção do auxílio emergencial do governo federal. A Guarda Municipal e demais pastas também estão engajadas na luta contra o coronavírus.

As medidas adotadas pelo prefeito Jeferson Santos Santana foram publicadas no Diário Oficial do Município, em consonância com a Lei federal nº 13.979/20 e as portarias nº 188/2020 e nº 36/2020 do Ministério da Saúde.

O coronavírus (COVID-19)

Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, algumas ações são importantes como formas de prevenção: lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter-se ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

Se alguma pessoa sentir os principais sintomas do coronavírus, apontados pelo Ministério da Saúde, como tosse, febre e dificuldade para respirar; deve ligar para o Hospital de Maruim através do número (79) 3275-2316 e solicitar ajuda para que os procedimentos sejam executados pela equipe de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza um número para sanar dúvidas através de mensagens via aplicativo whatsapp (79) 98877-8489, das 07h às 17h.

Por Keizer Santos
Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários