Últimas Notícias
recent

Capoeira Filhos da África celebra 32 anos de fundação

Em comemoração pelos 32 anos da Associação de Capoeira Filhos da África, acontece nos dias 14 e 15 de dezembro de 2019, em Maruim/SE, troca de cordas e promoção de especialistas. No sábado, dia 14, das 15h às 17h, no Gabinete de Leitura, acontecerá colação de grau dos especialistas. A partir das 19h30, na Praça Barão de Maruim, haverá roda de capoeira. No domingo, dia 15, das 09h às 12h30, no Clube Municipal João Gonçalves dos Santos, acontecerá a entrega de graduação. Na oportunidade, haverá lançamento do livro 'Capoeira Regional', do Mestre Puma.

Na França, onde a Capoeira Filhos da África está presente há 13 anos, Mestre Reinaldo (Rey), que também é maruinense, organizou as comemorações com graduações sob o comando do Mestre Frank, de 29 de novembro a 1° de dezembro.


Motivado por seu cunhado, Waltenisson Tavares, Gilfrank Melo Prado, 51 anos, o Mestre Frank, começou a treinar capoeira em 1984. Em 1° de dezembro de 1987, Mestre Frank fundou a Associação de Capoeira Filhos da África.

Com o nome 'Os Navegantes', o grupo de capoeira iniciou sua primeira aula no Centro Social Albano Franco, no Conjunto Albano Franco, em Maruim. Em seguida, a denominação passou a ser: Grupo de Capoeira Filhos da África. Posteriormente, rrecebeu o nome  de Associação de Capoeira Filhos da África, registrada no Cartório do 3º Ofício, em Maruim.

Atualmente, a sede da Associação está situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 07, Bairro Coelho, em Maruim. Em 1993, o grupo foi o primeiro a formar uma mulher na capoeira, Jeane Tavares Lima, hoje Jeane Tavares Prado “Bem-me-quer”.

Com centenas de adeptos, a Capoeira Filhos da África atravessou fronteiras e mantém um núcleo na França há 13 anos.

Por Keizer Santos 

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.