Defesa Civil Estadual encaminha doação de água mineral aos afetados pelas chuvas

O sentimento de solidariedade que vem emergindo dos desastres provocados pelas fortes chuvas que assolaram o território sergipano nos últimos dez dias vem mobilizando cidadãos, organizações não governamentais e empresas, que multiplicam campanhas de arrecadação por todo o estado. Funcionários e empresários da distribuidora Solar Coca-Cola também entraram na corrente e, no final da tarde da última quarta-feira (17), entregaram 10 mil litros de água à Defesa Civil Estadual, para doação às famílias atingidas pelas chuvas.

Logo em seguida, boa parte da doação foi levada ao município de Riachuelo, o mais afetado de Sergipe, com 351 desabrigados, 240 desalojados e outras 1.413 pessoas diretamente atingidas pelas inundações, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual e das equipes do município. A prefeita de Riachuelo, Cândida Leite, agradeceu a ajuda que vem sendo enviada por empresas, outros municípios e pelo governo de Sergipe. Segundo ela, o abastecimento vem sendo restabelecido nos pontos mais atingidos, mas ainda há moradores que necessitam do mais básico, que é água para beber. “A água ainda não foi totalmente restabilizada, apesar de já ter água na cidade. Então, a necessidade de água é grande e a doação chegou num bom momento. A gente agradece muito”, disse.

Segundo o gerente comercial da Solar Coca-Cola, Márcio Alves, a doação, que inicialmente seria individual dos funcionários, foi expandida, se tornando uma iniciativa corporativa. "Tínhamos nos mobilizado na segunda-feira pela manhã, depois de ver na TV a situação de Riachuelo. E cada um ia comprar três caixas de água - o que daria cerca de 2 mil litros. Mas depois, eu e o Gilmar verificamos que poderíamos expandir essa iniciativa e buscar apoio da empresa. E a Solar Coca-Cola se mobilizou, fez a doação de 10 mil litros de água, para ajudar, tentar dar o mínimo de conforto para essas famílias ", disse. Ainda segundo Márcio, os funcionários seguem com a campanha interna e, no sábado, entregarão à Defesa Civil Estadual, a segunda leva da doação.

Tanto essa doação maior quanto os demais litros de água, alimentos e itens de higiene pessoal que estão sendo arrecadados, na campanha organizada pela Secretaria de Estado da Inclusão Social - Seit, chegam ao município através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil [Depec]. Conforme expôs o secretário executivo da divisão, major Luciano Queiroz, a grande doação é bem-vinda e está sendo direcionada prioritariamente,enquanto houver demanda, a Riachuelo, mas tem a possibilidade de chegar para os demais municípios que necessitem emergencialmente de água para consumo humano.

“Essa doação vem se somar aos donativos que a sociedade civil organizada e vários empresários estão enviando. Em Riachuelo, eles serão levados a várias localidades que foram atingidas, como o povoado Sítio do Meio, o bairro Treze, a Divinéia, o Centro, a rua Simão Dias, a Rua do Caixão e a Rua da Vitória. Os outros municípios que forem nos solicitando, a gente vai distribuindo também”, reforçou o major Queiroz.


Fonte: ASN
Foto: Ascom/Seit Sergipe

Postar um comentário

0 Comentários