Últimas Notícias
recent

COLUNA FOCO: Estreia no jornalismo maruinense


#ColunaFoco | Tem estreia no jornalismo maruinense

Estreio nesta segunda-feira (08), feriado em comemoração pelos 199 anos de Emancipação Política do Estado de Sergipe, a coluna FOCO, que pretende trazer informações sobre política, cultura, esporte e cotidiano com um novo formato para o jornalismo maruinense. Nossa intenção é transmitir com objetividade aquilo que é notícia em Maruim e região com ênfase na busca pela imparcialidade.

Não tem segundo turno
Em nenhum município do Estado de Sergipe, exceto Aracaju, haverá segundo turno nas eleições 2020. A dúvida, que surgiu em uma rede social, é recorrente nos anos que antecedem as eleições. No menor estado do Brasil, apenas a capital, que possui mais 200 mil habitantes, pode haver segundo turno, de acordo com a legislação eleitoral. Então, Maruim, que possui aproximadamente 17 mil habitantes não pode ter segundo turno.

Prefeituráveis em Maruim I

Em maio deste ano, assinei uma matéria na versão impressa do tradicional Jornal da Cidade, de Aracaju. O que chamou atenção foi a quantidade de pré-candidatos ao cargo de prefeito de Maruim. Naquele mês, Arlinda Vieira (MDB), Diego Cardoso (PRB), Sérgio Vieira (PDT), Ermerson Porto (PSC), Maria Angélica (PSD), Simião Lemos (PSB), Gilberto Maynart (Sem partido), Silvano Corrêa (SDD), Evenor Sena (Sem partido), Chile Rêgo (PV), Guil Costa (Cidadania) e Murilo Mota (PSD) foram listados.

Prefeituráveis em Maruim II

Evidentemente, atualmente, dois meses após a publicação, alguns destes nomes já não apresentam a intenção de disputar o cargo de prefeito de Maruim. O funil eleitoral está em ação e com certeza, desses doze nomes, a redução será maior que 60%. Alguém aposta?

Bienal do Livro em Itabaiana

O Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira participará da V Bienal do Livro de Itabaiana, que vai acontecer de 11 a 15 de setembro de 2019. Cerca de 40 alunos do colégio, que passou a ofertar a modalidade do ensino médio integral, estarão no evento no dia 12 de setembro. Que legal!

Fôlego

Uma “chuva” de fotos dos pré-candidatos ao cargo de prefeito inundou as redes sociais no último mês. Nestas fotos estão os registros de diversas aparições em eventos, principalmente, aqueles religiosos. Muitos já frequentavam os eventos, outros nem tanto, outros apareceram de repente a pouco mais de um ano para as eleições de outubro de 2020. A fé move montanhas!

Mudanças partidárias I

O secretário de Administração e Recursos Humanos de Maruim, Pedro Henrique Coutinho, deixou o Cidadania para se filiar ao PMN onde deve ser pré-candidato ao cargo de vereador. O novo líder do Cidadania, Senador Alessandro Vieira, pretende lançar um pré-candidato ao cargo de prefeito, em Maruim, que pode ser o ator Guil Costa.

Mudanças partidárias II

Alguns nomes de pré-candidatos ao cargo de prefeito de Maruim tem anunciado aos “amigos”, que podem mudar de sigla partidária. As mudanças podem ser estratégicas ou por falta de afinidade na atual sigla.

Estatística do eleitorado em Maruim

O eleitorado de Maruim está ficando maduro, dos 12.112 eleitores, 45,56% estão na faixa etária de 35 a 59 anos; 22,80% dos eleitores estão na faixa etária de 25 a 34 anos; 13,74% estão na faixa com 60 anos ou mais; 17,90% dos eleitores possuem de 16 a 24 anos. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Partidos sem filiações

Dos 33 partidos existentes no Brasil, apenas cinco não tem filiados no município de Maruim. Ao consultar o site do TSE, não constam relações de filiados referentes aos seguintes partidos: Novo (30), DC (27), PCB (21), PMB (35) e Rede (18).

Real Matense

O Real Matense foi a grande surpresa do último domingo (07), na abertura do IV Campeonato Maruinense de Futebol. O time do Povoado Mata de São José não tomou conhecimento e aplicou uma goleada de 3x0 no Botijão.

Clássico

Duas grandes equipes entraram cautelosas na abertura do Campeonato Maruinense de Futebol. O Boa Hora e o São Paulo ficaram no empate sem gols. O campeonato é promovido pela Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Cerca de R$ 10 mil em premiação estão em jogo.

Por Keizer Santos
Jornalista DRT 2099/SE
MBA em Marketing, Comunicação Integrada e Assessoria
Mestrando em Comunicação (PPGCOM/UFS)
Envie sua mensagem: keizerse@gmail.com

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.