Últimas Notícias
recent

Alcides Pereira divulga ações do ensino integral

A comunidade escolar do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira, em Maruim, unidade circunscrita à Diretoria Regional de Educação 4 (DRE 4), já se mobiliza realizando visitas a escolas do município e dos povoados vizinhos com o objetivo de iniciar a busca ativa dos novos alunos.

Na oportunidade, é feita uma apresentação das principais ações, iniciativas e intervenções pedagógicas realizadas na unidade escolar. O Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira, em março de 2018, fez a adesão ao Programa Escola Educa Mais – Ensino Médio em Tempo Integral – , e tanto os professores, quanto os alunos já reconhecem que a nova modalidade de ensino proporciona excelentes resultados. 

A diretora, Jeiza de Souza Ferraz, comenta que a ideia de realizar essa busca ativa surgiu a partir da reunião de planejamento e alinhamento com o corpo docente e equipe diretiva. De acordo com ela, essa iniciativa possibilita estabelecer um diálogo com a sociedade.

“O Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira conta com o apoio e envolvimento de toda a comunidade escolar. O nosso conselho é bem atuante. Pensando nas atividades para 2019, resolvemos fazer uma divulgação mais direcionada, tendo como foco os estudantes que estão no 9° ano”, explica a diretora, ao informar que essa ação já conta com resultados positivos.

Ainda conforme a diretora, depois desta divulgação, muitos alunos visitaram a unidade escolar para também conhecer a infraestrutura e conversar com os professores.  “Realizamos um Cadastro de Interesse com informações como o telefone e qual a série destes possíveis novos alunos.  No período que antecede a matrícula online entraremos em contato com os responsáveis para que fiquem atentos em relação aos prazos”, diz.

Participação dos alunos e professores

Para o jovem Robert Silva, estudante da 1ª série do ensino médio, essa divulgação das ações da unidade escolar é uma ação importante. “Na oportunidade, conversamos com outros jovens sobre o projeto pedagógico e atividades que são realizadas no Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira”, relata.
Segundo Victória Santana, discente da 1ª série, este momento oportuniza e favorece o protagonismo juvenil. “Participo desta busca ativa para esclarecer as possíveis dúvidas sobre este modelo de ensino. Muitos alunos demonstraram interesse em estudar na nossa escola. Tanto que já nos visitaram”, comenta. Já Rafaela Barbosa, também da 1ª série, reconhece que o Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira conta com um ótimo ensino. “Estou divulgando o que acontece na unidade escolar para que outros estudantes também possam ter uma boa formação”, afirma.

Para a professora de educação física, Lorena Melo, a adesão ao Programa Escola Educa Mais – Ensino Médio em Tempo Integral – foi um ganho significativo para o munícipio de Maruim. “Este contato entre os alunos do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira e de outras instituições favorece ainda mais o protagonismo juvenil”, afirma.

O professor de física, Clelio Lima, reconhece que essa busca ativa é também uma maneira de apresentar à sociedade como os educadores atuam no Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira. “Durante as visitas, comentamos acerca dos projetos pedagógicos, da interação entre os alunos e os professores. Essa divulgação é importante para que a comunidade realmente conheça esse modelo de ensino”, declara.

Trabalho em equipe e atividades pedagógicas

O coordenador, Jamisson Carvalho, reconhece que o trabalho em equipe promove significativas eficácias no processo de ensino e aprendizagem. Segundo ele, os professores são responsáveis e comprometidos com a proposta educacional.

“Numa perspectiva da Pedagogia da Presença, a escola se destaca por estabelecer laços afetivos entre os corpos docente e discente.  O Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira não se preocupa apenas com o desenvolvimento cognitivo do aluno. Nossa atenção é com a formação de uma maneira integral, uma vez que o nosso estudante é um jovem competente, solidário e autônomo”, anuncia o coordenador.

Para Jamisson Carvalho, o fato de a unidade escolar estabelecer laços afetivos desperta, como consequência, o sentimento de pertencimento desse aluno. “Os educandos se envolvem mais nas atividades pedagógicas. Além disso, muitos pais relatam que os alunos demonstram mais interesse pelo universo do conhecimento e ainda mudaram para melhor o comportamento”, adiciona. 

Ao longo do ano, são realizadas diversas intervenções pedagógicas, a exemplo da Feira das Eletivas, Projetos Juninos e as ações que são frutos do trabalho realizado nas disciplinas eletivas: Sergipanidade e Carpe Diem,além do Clube do Protagonismo. “Trabalhamos o projeto de vida destes alunos e procuramos incentivar o protagonismo juvenil. Os discentes cuidam da escola, se envolvem nas ações, pintaram o muro e as dependências do Colégio Estadual Dr. Alcides Pereira”.

Escola Educa Mais – Ensino Médio em Tempo Integral

As primeiras escolas implantadas com este modelo em Sergipe foram: Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Centro de Excelência Maria Ivanda Carvalho do Nascimento, Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, e o Centro de Excelência Manoel Messias, em Nossa Senhora da Glória.  No ano passado mais 14 escolas adotaram o modelo e, devido à obtenção dos resultados exitosos, 25 escolas aderiram ao modelo.  Assim, em 2018, 42 unidades escolares de ensino médio contam com o Programa Escola Educa Mais – ensino em tempo integral – Programa Escola Educa Mais.

O modelo de Ensino Médio em Tempo Integral visa cumprir as determinações da meta 6 da legislação federal, que corresponde ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao estadual, representado pelo Plano Estadual de Educação (PEE).

Fonte: SEED Sergipe

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário!

Tecnologia do Blogger.