Colégio Felipe Tiago Gomes realiza Feira das Profissões em Maruim

Discussões e debates sobre os desafios do mercado de trabalho marcaram a I Feira das Profissões, na tarde desta quinta-feira, 1°, realizada no Clube Municipal de Maruim. O evento idealizado pelo Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 4 (DRE4), contou com a participação de aproximadamente 500 estudantes dos três turnos.

A Banda de Percussão Fênix, grupo da unidade escolar, fez a abertura do evento. Participaram da iniciativa os estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O diretor da unidade escolar, Luciano Santos Santana, comenta que durante a semana os estudantes participaram de um ciclo de palestras. No evento, cada turma ficou responsável por fazer apresentação acerca do que aprendeu sobre a profissão pesquisada.

"A I Feira das Profissões tem como objetivo fornecer informações acerca da escolha profissional, trabalhando conceitos sobre o perfil do profissional na contemporaneidade, o mercado de trabalho e as novas tendências. Além disso, é uma oportunidade para que os jovens identifiquem as aptidões, talentos e descubram qual a sua vocação", ressaltou Luciano Santos Santana.

Ainda conforme destaca o diretor, a iniciativa contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar. "A educação prepara o indivíduo para a vida. Nós priorizamos uma formação de maneira integral. A ação contou com a participação da escola, família e sociedade, todos somando esforços para que nossos alunos tenham um ensino de qualidade", disse.

O secretário Municipal de Educação, José Antônio de Souza, parabenizou os estudantes, equipe diretiva e corpo docente pela organização do evento.

"É uma experiência enriquecedora para esses alunos participar de uma feira tão importante quanto essa. Além disso, é uma oportunidade para compartilharem os conhecimentos sobre as áreas de atuação com discentes de outras unidades escolares", reconheceu.

Envolvimento dos alunos

A discente Pieetra Jamilly Carneiro Alves, da 2° série do Ensino Médio, elogiou a iniciativa. "Pesquisei sobre Medicina Veterinária. Além de conhecer mais sobre esta profissão, a atividade foi importante para fortalecer os laços de amizade. Reconhecemos o real valor do trabalho em equipe", declarou.

Já Suely Barbosa Niz, estudante da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (EJAEM), confessou que deseja cursar Jornalismo. "Adorei este projeto. Fiquei sabendo mais sobre a área de atuação do profissional formado em Comunicação Social", declarou. "Meu sonho sempre foi ser jornalista, e depois de pesquisar sobre a profissão, me identifiquei ainda mais", adicionou a jovem.

Laís Coutinho, aluna da 1ª série do Ensino Médio, elogiou a iniciativa. "E bom sabermos mais sobre as áreas de atuação. Será importante para já pensarmos na nossa escolha profissional e ainda reconhecer a nossa vocação", finalizou.


Por Lívia Lessa/Seed SE
Fotos: Eugênio Barreto/Seed SE 





 

Postar um comentário

0 Comentários