Município de Maruim mantém programa de apoio ao combate ao tabagismo

A Secretaria de Saúde de Maruim, através do Serviço de Farmácia, mantém o Programa de Apoio de Combate ao Tabagismo, que visa alertar a população quanto aos perigos do tabaco e sua relação com as doenças cardiovasculares. As ações são desenvolvidas durante o ano inteiro, porém, no dia 29 de agosto a campanha é intensificada em razão do Dia Nacional de Combate ao Fumo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o cigarro é responsável por uma em cada 10 mortes no mundo e metade das mortes causadas pelo fumo.

Na última quinta-feira (30), o município iniciou mais uma sessão com o 12º grupo de apoio ao paciente fumante. Os dez pacientes fumantes deste grupo puderam participar de palestras que abordaram os aspectos associados ao tabagismo e os prejuízos à saúde. Também foram abordadas situações cotidianas como a abstinência, fissura e técnicas de controle dos sintomas. Cada grupo formado participa de quatro sessões semanais sob a coordenação do Serviço de Farmácia do Município de Maruim, com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

De acordo com a coordenadora do Programa de Apoio de Combate ao Tabagismo, a farmacêutica Daniela Ferreira, o paciente precisa saber onde buscar ajuda e que o grupo visa proporcionar uma convivência melhor. “Sempre orientamos ao paciente, que chega através do agente de saúde, que os danos provocados pelo tabaco é imensurável, pois além de afetar a saúde de um ser, também afeta toda a sociedade de uma forma coletiva através dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais”.

“Nesses oito anos, dezenas de fumantes que procuraram nosso apoio deixaram de fumar. O Programa utiliza uma abordagem cognitivo-comportamental, através de uma equipe multiprofissional. Contamos com uma farmacêutica, que sou eu; um médico, o Dr. Walney Carvalho; uma enfermeira, a Tamisléia Montalvão, e o apoio da equipe do NASF através da nutricionista Ana Tereza Leite e da psicóloga Cybelle Faro”, comemora a coordenadora Daniela Ferreira.

O grupo também oferta gratuitamente medicamentos, que auxiliam no combate ao tabaco, como adesivos, pastilhas entre outros. Tais medidas são fundamentais e resultam em uma diminuição do número de fumantes, por exemplo, em pesquisa divulgada em maio deste ano pelo Ministério da Saúde, foi apontada uma redução do consumo de tabaco entre os fumantes nas capitais brasileiras em 36%, no período de 2006 a 2017.

Os interessados em participar do próximo grupo de apoio, devem procurar o agente de saúde de sua área ou procurar o serviço de farmácia, localizado no hospital de Maruim.


Fonte: Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários