Médica e ex-deputada maruinense recebe título de Cidadã Maranhense

Cleide Barroso Coutinho

A ex-deputada estadual e médica, Cleide Barroso Coutinho, recebeu nesta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, em São Luís/MA, título de Cidadã Maranhense. A propositura foi apresentada pelo deputado estadual Roberto Costa (MDB), em face dos relevantes serviços prestados ao Estado há quase 50 anos.

Há 47 anos radicada no Maranhão, Cleide Barroso Coutinho nasceu em 21 de janeiro de 1947, no município de Maruim/SE. A filha de Antônio Barroso Coutinho e Beltiz de Oliveira chegou ao município de Caxias, distante a 360 Km de São Luís.

Recém formada em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia, em 1970, Cleide Coutinho casou-se com o médico maranhense Humberto Ivar Araújo Coutinho, com quem fundou a Casa de Saúde de Maternidade de Caxias. 

Humberto Coutinho foi vereador em mandato único e prefeito de Caxias por duas vezes; também assumiu o cargo de deputado estadual no Maranhão por quatro vezes. Em sua última eleição, em 2014, obteve 67.982 votos, sendo o sexto mais votado. Coutinho chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, mandato interrompido em 1º de janeiro de 2018, quando morreu aos 71 anos de idade, vítima de um câncer no intestino.

Cleide Coutinho foi deputada por duas vezes no Maranhão (2007-2010 e 2011-2014). Na primeira eleição, em 2006, foi a segunda deputada mais votada no estado com 56.634 votos.


Por Keizer Santos
Com informações de Zeca Soares/O Estado
Fotos: Divulgação e Agência Assembleia/MA 

 

Postar um comentário

0 Comentários