Academia Maruinense de Letras e Artes será instalada nesta quinta-feira

Na quinta-feira, 30, às 19h, na sala de reuniões do Gabinete de Leitura do município de Maruim, será instalada a Academia Maruinense de Letras e Artes (AMLA), que tem como objetivo, fomentar a cultura local, através do incentivo à leitura e difusão das artes. Na solenidade de instalação, também ocorrerá a cerimônia de posse dos membros fundadores efetivos, honorários, beneméritos e correspondentes.
Segundo o estatuto, a Academia Maruinense de Letras e Artes será autônoma de direito privado e de caráter lítero-cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro no município de Maruim, Estado de Sergipe, congregando pessoas irmanadas nos sentimentos de solidariedade pela difusão da cultura das letras e das artes. A AMLA tem como visão, tornar-se centro de referência no estudo da identidade do povo maruinense.
Segundo o historiador Adailton Andrade, a fundação da Academia concretiza um sonho dos maruinenses. “A professora Lúcia Marques manifestava, há muito tempo, o interesse em criar uma academia no município. Sabíamos que não seria fácil, mas, conseguimos somar forças de pessoas que já estavam envolvidas na criação de academias pelo interior”, afirmou.
“Neste primeiro momento, serão empossados doze acadêmicos, porém a academia pretende empossar novos membros até completar o quadro de 40 sócios efetivos. A AMLA contará com o auxílio do Movimento Cultural, que pretende assegurar espaço aos que não possuem produção literária, mas que integram, reconhecidamente pela sociedade, o corpo cultural do município de Maruim”, completou o professor Adailton Andrade.
Na noite do dia 30 de novembro, serão empossados como membros efetivos: Adailton Andrade (Patrono da cadeira: Joel Aguiar), Hefraim Vieira Andrade (Otto Schramm), Janyne Rossana Barbosa Feitosa Costa (Maria Izabel Barreto), Cléa Maria Brandão de Santana (Aureliano Rosa Queiroz), Ermerson Porto Santos (Florência Silva Pereira), Luiz Eduardo Bittencourt da Silva (Thomaz Rodrigues da Cruz), Maria Lúcia Marques Cruz e Silva (Adalberto Cruz), Joelma Ferreira Martins Santos (Josilda de Mello Dantas), Carlos Pina de Assis (João Gomes de Melo), Guilherme da Costa Nascimento (Deodato Maia), Maria das Graças Monteiro (Paulo Costa) e Everardo de Sena (Abdias Batista e Silva) e Albano do Prado Pimentel Franco (Gonçalo Rollemberg do Prado). No quadro de membros honorários, estarão: Jouberto Uchôa de Mendonça (Patrono: Alberto Deodato), Salete Nascimento (Afonso de Medeiros Chaves), José Anderson Nascimento (Luiz Antônio Barreto), Dênio Azevedo (João Pereira Barreto), João Gomes Cardoso Barreto (Josias Vieira Dantas) e Domingos Pascoal, que será o presidente de honra da AMLA.
Na presidência da Academia Maruinense de Letras e Artes, estará a professora e historiadora, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva. A vice-presidência será ocupada pelo historiador Adailton Andrade e a primeira secretaria ficará com acadêmico Hefraim Vieira Andrade.
A Academia Maruinense de Letras e Artes tem duração indeterminada e atuará no sentido de opor-se a qualquer discriminação, seja relacionada a etnia, nacionalidade, condição socioeconômica, ideias políticas ou filosóficas, credo religioso ou orientação sexual. As atividades executadas serão observadas nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economia e eficiência.

Por Keizer Santos

Postar um comentário

0 Comentários