Maruim celebra 163 anos de Emancipação Política

Situado na Região da Grande Aracaju, o município de Maruim celebra 163 anos de Emancipação Política nesta sexta-feira, 5. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, preparou uma programação, que contempla os artistas maruinenses e, também, artistas da região. As apresentações acontecem na sexta-feira, 5, e no sábado, 6, na Praça Barão de Maruim.
O município de Maruim foi elevado à categoria de cidade a partir da Lei Provincial nº 374, de 5 de maio de 1854, assinada pelo presidente da Província de Sergipe, Inácio Joaquim Barbosa. Com a decisão, a cidade de Maruim tornou-se independente da Vila de Santo Amaro das Brotas.
De acordo com a historiadora Lúcia Marques, o município de Maruim era um importante centro da indústria açucareira. Por ser a principal fonte de receita da província, o município abrigava vários consulados e vice-consulados, por exemplo, o consulado alemão, que trouxe a família Schramm, que contribuiu para o crescimento econômico do município. Outro fato importante relacionado ao município está associado ao Barão de Maruim, João Gomes de Mello, que chegou a presidir a Província de Sergipe e ocupou o cargo de senador do império. Com prestígio na província, Maruim foi um dos poucos locais visitados pelo imperador Dom Pedro II, em 1860.
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, a programação deste ano prioriza as atrações culturais locais. “Neste ano, priorizamos a participação de artistas locais, dos quais destaco a centenária Euterpe Maruinense e o Batalhão das Flores”, comentou.

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de maio de 2017 – Sexta-feira
Local: Praça Barão de Maruim (Praça da Matriz)

08h30 – Desfile escolar. Concentração na Praça da Boa Hora
19h – Missa solene na Igreja Matriz
21h – Apresentação da Banda Filarmônica Euterpe Maruinense
21h30 – Grupo de dança Companhia 3D – Maruim/SE
21h45 – Grupo de dança Entre Nós – Japaratuba/SE
22h – Thiago Brasil & Banda
23h30 – Nethynha Bardo
00h30 – Patrícia – Voz & Violão

Dia 6 de maio de 2017 – Sábado
Local: Praça Barão de Maruim (Praça da Matriz)

19h30 – Apresentação do grupo folclórico Batalhão das Flores – Maruim/SE
20h – Grupo de Reisado – Riachuelo/SE
20h30 – Companhia Gentileza de Artes Integradas (Cigari) – Aracaju/SE
21h30 – Grupo de dança Gigantes do Brasil – Maruim/SE
22h – Lu Xodó e os Abusados – Aracaju/SE
22h30 – Juninho Sampler
23h30 – Leketchê
00h30 – Banda Postura Íntima

Fonte: Prefeitura de Maruim
Foto: Paulo Cortez 

Postar um comentário

0 Comentários