Renda irlandesa produzida em Maruim é destaque em feira nacional


(Foto: Divulgação)

A renda irlandesa produzida no município de Maruim, a 30 Km de Aracaju, foi destaque na 1ª Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo/SP, de 20 a 23 de outubro. A feira reuniu mais de 10 mil peças de artesanato de todo o país e atraiu mais de 20 mil visitantes.
A representante do município de Maruim foi a rendeira Adeny Vieira dos Santos, que integra o projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’ e a Associação de Renda Irlandesa, Arte e Talentos de Maruim (ARIATAM). Adeny Santos também integrou a comitiva do Sebrae Sergipe, a partir de um edital de seleção pública.
A coordenadora do CRAS de Maruim, Amanda Santana, não escondeu a satisfação de liderar um grupo de talentos, que buscam espaços constantemente. “Nossa principal meta foi alcançada que é a valorização do trabalho das nossas rendeiras e levar as peças produzidas pelas rendeiras maruinenses para venda em novos espaços de divulgação”, revelou
“O apoio da Prefeitura de Maruim e do Sebrae/SE foram fundamentais para a realização desta ação. As entidades ficaram responsáveis pela logística e estrutura para a participação da nossa representante nesta primeira edição da feira”, concluiu a coordenadora Amanda Santana.
Renda Irlandesa produzida em Maruim  
O projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi lançado em maio de 2013. O projeto tem como objetivo potencializar os serviços de proteção social básica a fim de garantir a assistência às famílias em situação vulnerável, propiciando o resgate cultural da renda irlandesa no município.
A renda irlandesa do município de Maruim integra, desde 2014, o ‘Catálogo de produtos da renda irlandesa em Sergipe’, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em parceria com o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Museu Histórico de Sergipe e associações de rendeiras.
No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 300 mil artesãos, que são responsáveis por movimentar a atividade econômica em quase 80% dos municípios brasileiros. 

Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários