Prefeitura de Maruim inaugura unidade de saúde no bairro Lachez

A Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Vieira dos Santos, no bairro Lachez. A ação faz parte do programa de descentralização do atendimento médico no município.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Ana Paula Dantas, a clínica deve atender quase 2.000 pessoas no bairro Lachez com uma equipe do Programa de Saúde da Famíla (PSF). "Aqui serão ofertados serviços básicos, exames para diagnosticar hipertensão, diabetes entre outros. Também desenvolveremos programas de saúde do homem, da mulher, da criança e do idoso. Além de ofertar serviços essenciais de vacinas, curativos e farmácia básica", frisou.
"Em breve a unidade disponibilizará um fisioterapeuta, e também realizará microcirurgia", completou Ana Paula.
Além desta UBS concluída com um investimento de quase R$ 500 mil em convênio com o Governo Federal, o município entregará em breve as UBS da Arapiraca, Alto da Boa Vista, Boa Hora e Povoado Oiteiros.
De acordo com o Ministério do Planejamento, a Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.
Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.




Presenças



A solenidade contou com as presenças do prefeito de Maruim, Jeferson Santana, do vice-prefeito, Murilo Mota, dos vereadores Jackson Andrade e Arlinda Vieira, secretários municipais e demais colaboradores da gestão. A família do homenageado, o ex-prefeito João Vieira dos Santos, também esteve presente na solenidade.

Confira mais fotos da solenidade. Clique aqui!


Por Redação com informações do Ministério do Planejamento

Postar um comentário

0 Comentários