Prefeitura de Maruim entrega kits para tratamento de diabetes

(Foto: Divulgação)
Cerca de 100 portadores de diabetes receberam nesta quinta-feira, 29, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, no município de Maruim (SE), kits para auxiliar o processo de tratamento da doença. O kit é composto pelo aparelho glicosímetro, fitas, lancetas, algodão, álcool e seringas.
A entrega foi realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que mantém um grupo de apoio aos pacientes com diabetes. De acordo com a assistente social do Nasf, Larissa Aruba, o objetivo do grupo é fazer valer o direito previsto através da Lei Federal nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita, através do Sistema Único de Saúde – SUS, de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar aos portadores de diabetes inscritos em programas de educação para diabéticos. “Esta ação do grupo é importante, pois coloca à disposição profissionais médicos especializados no tratamento do diabetes. Nos encontros mensais, os pacientes também recebem orientações nutricionais e participam de atividades físicas”, revelou.
O cidadão que deseja utilizar o serviço, deve comunicar ao seu agente de saúde ou se dirigir ao Nasf, localizado na Clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Boa Hora, na Rua Major Miguel.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Ainda de acordo com a SBD, atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim 

Postar um comentário

0 Comentários