Colégio Atheneu abre matrículas para estudantes egressos de outras redes de ensino

(Foto: Ascom/Seed)
Após realizar automaticamente as matrículas dos alunos que já são da escola e também dos que migraram de outras unidades de ensino da própria rede, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense - escola pública mais tradicional do Estado -, iniciou nessa segunda-feira, 25, o período de matrícula para estudantes de outras redes de ensino interessados em cursar o ensino médio integral na centenária escola.
Assim como nas demais unidades da rede pública estadual, o processo de matrícula no Colégio Atheneu é feito agora de forma virtual, por meio do Portal da Matrícula Online da Secretaria de Estado da Educação (matriculaonline.seed.se.gov.br/Portal).
“Com essa ferramenta inovadora, o Governo de Sergipe eliminou as filas enormes que se formavam anualmente em frente as escolas no período de matrícula escolar, e desse modo igualou as condições de acesso dos estudantes à rede pública estadual”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
Diretora do Atheneu Sergipense, a professora Angélica Jesus Nery confirma a tranquilidade, já constatada em outras grandes escolas estaduais, durante a execução do processo de matrícula. Após a implantação da matrícula online pela Seed a partir desse ano, de acordo com ela, a realidade vista nas escolas nesse ano é totalmente diferente do que era presenciado em anos anteriores.
“O processo de matrículas tem transcorrido sem problemas, e o que temos observado aqui no Atheneu é uma procura por vagas superior em relação a demanda que tivemos em 2015, e um fluxo de pessoas na escola bastante inferior ao que era registrado antes”, afirma a diretora do Atheneu.

Concorrência

O diretor da Coordenadoria de Informática (Codin/Seed), Everton Siqueira, explica que desde que foi implantada em janeiro de 2016, a matrícula online já garantiu vagas para mais de 147 mil estudantes, possibilitando a alunos da capital e do interior do estado acesso à educação pública.
“Registramos, até o momento, uma ocupação superior a 92% da capacidade da rede, que oferta cerca de 170 mil vagas anualmente nas 354 escolas estaduais. Até junho, quando a Seed finalizará o processo de matrícula online em toda rede estadual, 100% da capacidade da rede terá sido atingida”, garante o diretor de Informática da Seed.
Em decorrência da grande procura da sociedade pelas vagas abertas no Colégio, Angélica Nery ressalta ainda que até o término do período de matrícula, que se estende até a próxima sexta-feira, 29, podem surgir novas vagas. “Caso haja a solicitação de transferência para outra unidade por parte de alunos já matriculados no colégio”, explica.

Facilidade

Morador da cidade de Pirambu, distante 61 km de Aracaju, Penalva de Deus Alves matriculou sua filha no ensino médio integral do Colégio Atheneu sem precisar sair de casa. Por sua filha já ser estudante de uma escola estadual, ele fez o processo de matrícula na semana de 14 a 22 de abril, período destinado para matrículas de estudantes egressos da rede que desejaram mudar de escola.
Segundo Penalva, pai e responsável legal pela matrícula da filha, o processo virtual o ajudou muito. “Só precisei vir à escola apenas para trazer a documentação necessária. Ficou tudo mais rápido e sem complicação”, frisou ele, que afirmou ter buscado o Atheneu por ser uma escola que tem tradição e é referência em educação pública.
Ainda com dúvidas e não dispondo de um ponto de acesso à internet para matricular sua filha no Colégio Atheneu, o estofador Moisés de Jesus Porto se dirigiu ao laboratório de informática do colégio, e com a ajuda de um secretário escolar, conseguiu efetuar o procedimento.
“Facilita muito. Como mudei de endereço há pouco tempo e ainda estou sem internet em casa, aqui no próprio colégio pude realizar a matrícula de minha filha no ensino médio”, afirmou Moisés.
Everton Siqueira lembra que as secretárias de todas as 354 escolas públicas estaduais também estão auxiliando e orientando os pais e responsáveis sobre o processo de matrícula para aqueles que tenham alguma dificuldade ou não disponham de acesso à internet.
"A matrícula pode ser feita em qualquer colégio estadual, independente da escola onde o estudante esteja matriculado ou queira se matricular. Essa medida atende a uma orientação do secretário de Educação, Jorge Carvalho, que determinou que todos os laboratórios de informática da rede fiquem à disposição dos pais e responsáveis legais para que eles possam efetuar a matrícula de seus filhos", afirmou Siqueira.

Dúvidas

Para auxiliar ainda mais os estudantes e os responsáveis legais no momento de realização da matrícula online, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissional capacitado), no Portal da Matrícula, para esclarecer dúvidas e fornecer informações.
As dúvidas também podem ser dirimidas através da central de atendimento, por meio do telefone 0800 285 5321.
Através do Portal da Matrícula, o estudante irá buscar o nome da escola em que pretende estudar e verificar se a unidade de ensino já está com as matrículas abertas e se há vagas.

Documentação

Os alunos que efetuarem a matrícula online têm até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: ficha de matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio); comprovante de residência; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); termo de responsabilidade; procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e foto 3X4.

Por Ascom/Seed

Postar um comentário

0 Comentários