Artesãs de Maruim integram cadastro nacional

(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim)
Na última quarta-feira, 13, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Maruim (SE), cerca de 20 artesãs atualizaram o cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). A avaliação foi realizada por técnicas do Programa de Artesanato Sergipano, da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).
A participação no Sicab é fundamental no processo de aquisição da Carteira Nacional do Artesão. A confirmação do registro foi consolidada a partir da avaliação de habilidades técnicas com aval da Coordenação Estadual de Artesanato, que faz parte do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), sob orientação da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.
A técnica do Programa de Artesanato Sergipano, Nelma Melo, destacou a importância do sistema. “Nossa missão é de identificar o artesão como profissional, bem como facilitar a emissão de nota fiscal. O artesão profissional paga a previdência e pode ter direito a aposentadoria. Aos cadastrados, são oferecidos espaços para exposição dos produtos, participação em feiras, oficinas e cursos. A renda irlandesa, por exemplo, é o nosso carro-chefe, existe em grande escala nos municípios de Divina Pastora, Maruim, Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras”, afirmou.
Para a coordenadora do Cras de Maruim, Amanda Santana, a presença das técnicas do Programa de Artesanato Sergipano atesta a importância dos nossos artistas. “Além do reconhecimento da arte maruinense, a participação das técnicas no município também teve uma importância social, pois facilitou o acesso aos serviços, sem a necessidade de deslocamento à capital sergipana, Aracaju”, destacou.
A renda irlandesa de Maruim integra o catálogo de produtos da renda irlandesa em Sergipe, produzido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Sergipe, em parceria com o Instituto Banese, Itaguassu Agro Industrial e as prefeituras dos municípios de Divina Pastora, Laranjeiras, Maruim e Santa Rosa de Lima.

Por Ascom/Prefeitura de Maruim


Postar um comentário

0 Comentários